Bell Labs alcança velocidade simétrica de 10 Gbps na última milha, em cabo coaxial


 

(Crédito: Shutterstock agsandrew)
(Crédito: Shutterstock agsandrew)

A Nokia anunciou hoje, 16, que alcançou velocidades de dados simétricos de 10 Gbps através de uma rede tradicional de acesso em cabo. O acesso simétrico fornece upload e download em velocidades idênticas.

O teste reconstruiu uma rede de ultima milha em cabo Hybrid Fiber Coax (HFC). Utilizando um protótipo de tecnologia denominado XG-CABLE, o teste demonstrou como os sistemas de cabo existentes podem ser usados para oferecer serviços de acesso de banda ultra-larga simétricos. 

O Bell Labs iniciou a pesquisa de viabilidade da entrega de serviços simétricos em projetos de cabo HFC em 2014. Pela primeira vez, comprovou-se que o conceito é válido e possível. O teste do XG-CABLE utilizou topologias de cabo ponto-a-ponto para oferecer velocidades de dados simétricos de 10 Gbps em um cabo coaxial usando um espectro de 1,2 GHz.

O XG-CABLE pode integrado ao novo conceito Full Duplex DOSCIS 3.1 da CableLabs, acelerando a entrega de internet pelos cabos coaxiais nos 200 metros finais da rede.

Informação técnica
O teste do XG-CABLE utilizou dois tipos de cenários de cabos diferentes: em cabo coaxial ponto-a-ponto de 100m, o XG-CABLE foi capaz de proporcionar velocidades simétricas de dados de 10 Gbps através de um espectro de 1,2 GHz.

Usando a abordagem de topologias de rede HFC que utilizam a fibra até o último amplificador (cabo coaxial ponto-a-múltiplos pontos), o XG-CABLE foi capaz de proporcionar chegou a velocidades simétricas de dados de 7,5 Gbps.

O XG-CABLE do Bell Labs da Nokia utiliza tecnologias de eliminação de eco desenvolvidas pelo Bell Labs para conseguir uma transmissão simultânea full duplex de 10 Gbps, tanto para upstream quanto downstream. (Com assessoria de imprensa)

Anterior 40% das empresas têm banda larga acima de 10 Mbps
Próximos Finep lança programa para financiar inovação em telecom