BC prevê estabilidade da tarifa de telefonia fixa em 2014


A tarifa da telefonia fixa deve ficar estável em 2014, assim como os preços da gasolina e do botijão de gás, é a previsão do Banco Central na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta quinta-feira (23). Já a tarifa residencial de eletricidade deve subir 7,5%, estima. Em dezembro do ano passado, o BC afirmava que o preço da telefonia fixa reduziu perdas de -1% para -0,90%, conforme indicava no seu Relatório Trimestral de Inflação. O reajuste para 2013, entretanto, deve ser anunciado pela Anatel no próximo mês, conforme nova database.

A projeção do BC para o conjunto dos preços administrados por contrato e monitorados, em 2014, foi mantida em 4,5%, mesmo valor estimado em novembro. Para 2015, a estimativa é a mesma: 4,5%.

O documento divulgado hoje se refere ao encontro realizado nos dias 14 e 15 de janeiro, quando a taxa básica de juro, a Selic, foi elevada em 0,5 ponto percentual, para 10,5%, para tentar conter a alta da inflação.  O BC tem que perseguir uma meta de inflação que é 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Anterior Sky inicia oferta de banda larga em Alagoas
Próximos Virgin fecha com a Telefónica no Brasil e México para ser MVNO