Baterias: fabricantes de celulares se reúnem com Anatel


Os fabricantes de telefones celulares vão se reunir, na próxima semana, com os técnicos da Anatel para esclarecer as inúmeras dúvidas que surgiram com a publicação da norma de certificação de baterias e carregadores de celular, publicada este mês. As maiores resistências da indústria ao regulamento, que determina que os testes de baterias sejam feitos …

Os fabricantes de telefones celulares vão se reunir, na próxima semana, com os técnicos da Anatel para esclarecer as inúmeras dúvidas que surgiram com a publicação da norma de certificação de baterias e carregadores de celular, publicada este mês. As maiores resistências da indústria ao regulamento, que determina que os testes de baterias sejam feitos independentemente dos testes dos telefones (até hoje os testes eram feitos em conjunto, até porque para testar o aparelho, a bateria tem que estar funcionando) já foram assimiladas, embora as preocupações continuem.

A indústria está preocupada, também, com o exíguo tempo estabelecido pela agência para que as baterias passem a trazer o selo da Anatel. A partir de fevereiro, todas as novas baterias de celulares terão que vir com esse selo, que deverá ser produzido pela Casa da Moeda, para evitar falsificação. E é essa produção que preocupa a indústria.

As baterias genéricas também terão que passar pelos mesmos testes, e conter o selo da Anatel. Dessa maneira que a agência entende que estará protegendo o consumidor de comprar baterias de origem duvidosa. Mas, para isso, a fiscalização da Anatel terá que atuar e recolher os produtos que não forem certificados. A conferir.

Anterior Telefônica coloca conteúdo Globosat no ar
Próximos Incentivo fiscal para os sacoleiros volta sob forma de projeto de lei