Banda larga móvel cresce 42% no semestre


O Brasil fechou o primeiro semestre de 2015 com 219,7 milhões de acessos em banda larga, o que representou um crescimento de 36% frente a junho do ano passado. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), no período de doze meses, entre julho de 2014 e junho de 2015, 59 milhões de novos acessos foram ativados, num ritmo de ativação de duas novas conexões por segundo.

A banda larga móvel, pelas redes de 3G e 4G, liderou a expansão dos acessos à internet, chegando em junho a 195,1 milhões de conexões, com 42% de crescimento em relação a junho de 2014. A banda larga pela tecnologia de quarta geração (4G), que permite velocidade de conexão à internet até dez vezes mais rápida que a 3G, já conta com 13,1 milhões de acessos.

Na banda larga fixa, os acessos somaram 24,6 milhões em junho. Desse total, 1,3  milhão de conexões foram ativadas nos últimos doze meses, com crescimento de 5,5% no período. A infraestrutura de banda larga fixa está presente em todos os municípios brasileiros. É por meio dessas redes que as concessionárias atendem com banda larga gratuita a mais de 66 mil instituições públicas de ensino fundamental e médio, pelo programa Banda Larga nas Escolas.

A expansão também se deu na cobertura das redes de banda larga móvel, ativada em 416 novos municípios desde junho de 2014. Ao todo, as redes de terceira geração estão instaladas em 4.146 municípios, onde moram 93% dos brasileiros. O 4G já chega a 168 cidades, que concentram 44% da população brasileira. Essa cobertura supera em muito a meta prevista, de atendimento de 45 cidades com mais de 500 mil habitantes. ( assessoria de imprensa).

Anterior Minicom destina R$ 8 mi para Usinas Digitais
Próximos Novo cabo submarino liga a Flórida ao Equador

1 Comment

  1. Jorge Silva
    6 de agosto de 2015

    Do que adianta ter acesso rápido de 3G ou 4G, alegado pelas operadoras se os planos de navegação, que é o que realmente importa, é inexistente, pífio, ridículo, uma pouca vergonha isso que estão fazendo…

    Pra quê eu quero 4G se somente posso baixar 10 Megabytes, 20 Megabytes por dia ? 500MB, 600MB por mês ????

    Ex.: Tenho 7 contas de e-mail, só pelo fato de baixar todas as mensagens destas 7 contas já esgotei a franquia diária.

    Quando tiver planos mensais de 30GiB, 50GiB, 100Gib, aí sim será uma EVOLUÇÃO.

    Hoje em dia é tudo on line, há nuvens para guardar arquivos, office é online, não há como não ver vídeos, os sites cada vez mais pesados para carregar, enfim…

    Ridículo.