Baigorri poderá assumir Anatel por lista tríplice


Carlos Baigorri,, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro / Foto: Agência Cãmara

O superintendente de Obrigações da Anatel, Carlos Baigorri, que foi indicado pelo presidente Bolsonaro para assumir a quinta vaga do Conselho Diretor da agência de telecomunicações, mas cuja indicação está parada no Senado Federal, poderá assumir a vaga antes da deliberação final do Legislativo.

Isto porque, o regimento interno da agência prevê que, em caso de vacância de integrantes do Conselho Diretor, os superintendentes da autarquia podem assumir interinamente a vaga (em rodízio), até que os indicados sejam sabatinados e aprovados pelos senadores.   Para isso, é necessária a publicação de um Decreto Presidencial contendo a lista tríplice entre os superintendentes que poderão ser guindados para o conselho.

Esse mecanismo foi utilizado algumas vezes no governo Dilma Rousseff, que acumulava vários vagas em aberto por muitos meses.

O MCTIC “costura” com o Palácio do Planalto essa alternativa para que Baigorri assuma a direção da agência o quanto antes, tendo em vista a extensa pauta do regulador este ano, a começar pela definição do leilão da 5G.

Anterior Decreto da lei das teles vai assegurar manutenção de outorga para atuais frequências
Próximos Indra compra empresa de segurança cibernética SIA