Paulo Bernardo defende urgência em investimento no prêmio Tele.Síntese de Inovação 2014


Paulo Bernardo, ministro das comunicações, Jorge Bittar, deputado federal, e Luciano Coutinho, presidente do BNDES, foram os homenageados da noite. Conheça os vencedores do Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação 2014.

Aconteceu na noite de ontem (3), em São Paulo, o evento de premiação da edição 2014 do Anuário Tele.Síntese de Inovação. O evento, organizado pela Momento Editorial, que publica o Tele.Síntese, reuniu autoridades do governo federal e representantes das principais empresas de telecomunicações do país. Estiveram presentes Paulo Bernardo, ministro das comunicações, Margarida Baptista (representando o presidente do BNDES, Luciano Coutinho), Jorge Bittar, deputado federal (PT-RJ), Maximiliano Martinhão, secretário de telecomunicações do Minicom, Demi Getschko, diretor geral do NIC.br, Roberto Pinto Martins, superintendente de controle de obrigações da Anatel, e Fernando Lourenço, assessor especial do secretário de inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Nelson Fujimoto, além de presidentes de muitas empresas.

O ministro das Comunicações comparou a falta de banda larga nos municípios a estradas sem asfalto. (Foto: Gastão Guedes)
O ministro das Comunicações comparou a falta de banda larga nos municípios a estradas sem asfalto. (Foto: Gastão Guedes)

Homenagens especiais O deputado Jorge Bittar (PT-RJ) recebeu homenagem especial em reconhecimento aos serviços prestados ao setor, durante seus quatro mandatos na Câmara dos Deputados, onde atuou na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Em seu discurso, Bittar relembrou a trajetória pela aprovação da lei do Seac, seu impacto para as comunicações e cultura no país e cobrou a execução, para logo, de uma reforma do sistema político. Margarida Baptista recebeu a homenagem destinada a Luciano Coutinho, presidente do BNDES, em reconhecimento ao incentivo à inovação no país graças à criação de linhas de financiamento especiais a diversas indústrias. Ela dividiu o prêmio com todos os funcionário do banco e lembrou que os financiamentos de projetos inovadores cresceu nos últimos anos. Hoje, o BNDES dispões de R$ 5,2 bilhões de crédito apenas para incentivar a inovação no país.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, recebeu o prêmio Destaque do Ano pelo trabalho à frente do Minicom, que, entre outros feitos, executou os leilões de frequência 3G e 4G, alterou a política de compras do governo e instituiu o Regime Especial de Tributação do PNBL. Em discurso breve, Bernardo destacou os planos da presidente Dilma Rousseff de fazer um programa para universalizar a banda larga no país, levando fibra óptica a 90% das cidades onde for viável, e recorrer a outras tecnologias onde a fibra não alcança. A meta é elevar a velocidade média de acesso para 25 Mbps. “Precisamos urgentemente fazer grandes investimento e ter mais infraestrutura. Podemos, e precisamos, aumentar indefinidamente as nossas redes. Atualmente, a fibra chega a apenas 47% dos municípios”, disse.

Premiação
Após as homenagens, foi a vez de entregar os troféus aos vencedores da terceira edição do Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação. Estes projetos fazem parte do conjunto de 145 produtos e serviços cadastrados no Anuário e foram analisados por um corpo de jurados com 12 integrantes, vindos da comunidade acadêmica, governo, sociedade civil, e da própria Momento Editorial. Os jurados seguiram critérios específicos para determinar quais projetos, dentro de cada categoria, apresentavam maior grau de inovação e impacto no mercado nacional.

Operadoras de Serviços de Comunicações:

Rodrigo Abreu, CEO da TIM e a rede de 1 Giga de Velocidade. (Foto: Gastão Guedes).
Rodrigo Abreu, CEO da TIM e a rede de 1 Giga de Velocidade. (Foto: Gastão Guedes).

1º – TIM Brasil – Live TIM Extreme
2º – GVT – Freedom
Telefônica Vivo – Cidade Digital
3º – Claro – Claro NFC

Subiram ao palco para receber os troféus Rodrigo Abreu, presidente da TIM Brasil, Ricardo Sanfelice de Souza, vice-presidente de marketing e qualidade da GVT, Antonio Carlos Valente, presidente da Telefônica Vivo, e Fabio Andrade, diretor de relações institucionais do grupo América Móvil.

Operadoras Regionais
1º – ViaReal – TV por assinatura – iONTV
2º – Plug Telecom – Wi Plug

Receberam os prêmios Iarah Cristina Laze Santana, gerente de marketing da ViaReal, e Breno Vale, diretor da Plug Telecom.

Fornecedores de Software e Serviços

1º – AsGa Sistemas – Saga Netclique
2º – CPqD – CPqD TEM
IBM – Análise de Redes Sociais
3º – Unify – Ansible

Receberam os prêmios Michel Cursnir, diretos de negócios da Asga Sistamas; Helio Graciosa, presidente do CPqD; Claudio Pinhanez, gerente de análise de dados sociais do laboratório da IBM Brasil; Tiago Cruz, gerente de produtos para a América Latina da Unify.

CEO da Comba em Anuárito Tele.Síntese. (Foto: Gastão Guedes)
CEO da Comba em Anuárito Tele.Síntese. (Foto: Gastão Guedes)

Fornecedores de produtos
1º – Nokia Networks – C-Ran
2º – Comba Telecom – DAS
3º – Rad do Brasil – D-NFV

Para receber os prêmios, compareceram os executivos Aluizio Byrro, presidente do conselho da Nokia Networks; Johnny Brito, CEO da Comba Telecom; Valter Teixeira, diretor geral da RAD do Brasil.

Desenvolvedores de Apps e Conteúdo

1º – Positivo – Aprimora
2º – Ilhasoft – Proteja Brasil
3º – PayPal – Vivo Recarga

Subiram ao palco para a entrega da premiação Eliane Guelter, vice-presidente de tecnologia educacional da Positivo Informática; Marcius Vitale representou Daniel Amaral, vice-diretor da CrowdMobi; Paula Paschoal, diretora de vendas e desenvolvimento de negócios da PayPal.

Tecnologia Nacional

Instituto Nokia – INdT Recebeu o troféu, pelo desenvolvimento do software que ajudou a definir os padrões de exploração da faixa de 700 MHz na Europa, o pesquisador Fabiano de Souza Chaves.

Mais premiados:

A vice-presidente de tecnologia educacional da Positivo Informática fala do software Aprimora. (Foto: Gastão Guedes)
A vice-presidente de tecnologia educacional da Positivo Informática fala do software Aprimora. (Foto: Gastão Guedes)
Antonio Carlos Valente agradece à equipe da empresa que fez o projeto de Águas de São Pedro. (Foto: Gastão Guedes)
Antonio Carlos Valente agradece à equipe da empresa que fez o projeto de Águas de São Pedro. (Foto: Gastão Guedes)
Anterior Cisco reúne fundos de investimento para IoT
Próximos Governo estuda universalizar banda larga em regime público, afirma Coimbra