Autoridade russa dá ultimato ao Google


O Serviço Anti-monopólio da Rússia, equivalente a nosso CADE, ordenou o Google a modificar os contratos de licenciamento do sistema Android firmados no país. A companhia deve alterar os acordos de possui com fabricantes OEM até lá, ou sofreá sanções por abuso de poder de mercado.

A agência afirma que a empresa não tem autoridade para impedir que os fabricantes pré-instalem aplicativos de serviços concorrentes nos dispositivos com o Android, como vinha exigindo entre as cláusulas de licenciamento. Caso não acate a decisão, a companhia poderá ter de arcar com uma multa que alcança até 15% da receita gerada pelo mercado local de apps em 2014, segundo agências de notícias internacionais.

As medidas estão sendo tomadas em virtude de reclamação da concorrente local, a Yandex. A empresa é também uma gigante das buscas, líder no país, mas cuja fatia vem encolhendo em função do avanço do Google no mercado mobile e da migração dos usuários para os smartphones. O Google passa por investigação semelhante também na União Europeia e Estados Unidos. (Com agências internacionais)

Anterior STJ fará audiência para discutir bloqueio de internet no celular
Próximos Tribunal de Justiça da União Europeia invalida acordo de troca de dados com EUA