O Serviço Anti-monopólio da Rússia, equivalente a nosso CADE, ordenou o Google a modificar os contratos de licenciamento do sistema Android firmados no país. A companhia deve alterar os acordos de possui com fabricantes OEM até lá, ou sofreá sanções por abuso de poder de mercado.
A agência afirma que a empresa não tem autoridade para impedir que os fabricantes pré-instalem aplicativos de serviços concorrentes nos dispositivos com o Android, como vinha exigindo entre as cláusulas de licenciamento. Caso não acate a decisão, a companhia poderá ter de arcar com uma multa que alcança até 15% da receita gerada pelo mercado local de apps em 2014, segundo agências de notícias internacionais.
As medidas estão sendo tomadas em virtude de reclamação da concorrente local, a Yandex. A empresa é também uma gigante das buscas, líder no país, mas cuja fatia vem encolhendo em função do avanço do Google no mercado mobile e da migração dos usuários para os smartphones. O Google passa por investigação semelhante também na União Europeia e Estados Unidos. (Com agências internacionais)