Aumentam as tentativas de fraudes no setor de telefonia em setembro


No mês de setembro foram registradas 176.137 tentativas de fraude conhecidas como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos, de acordo com a Serasa Experian. Isso representa uma tentativa de fraude a cada 14,7 segundos no país.

Em relação a setembro de 2013, houve alta de 5,4%. O indicador também apontou aumento de 0,2% em relação a agosto de 2014. Na comparação do acumulado do ano (janeiro a setembro de 2014 contra o mesmo período de 2013) houve queda de 5,2%.

De acordo com economistas da Serasa Experian, o maior número de dias úteis no mês de setembro deste ano influenciou no aumento na comparação com o mesmo mês de 2013. Telefonia respondeu por 67.019 registros, totalizando 38% do total de tentativas de fraude realizadas em setembro, apresentando aumento em relação aos 37,3% registrados pelo setor no mesmo mês de 2013.

Já o setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.) – teve 56.596 registros, equivalente a 32,1% do total. No mesmo período no ano passado, este setor respondeu por 32,8% das ocorrências. O setor bancário é o terceiro do ranking, com 35.728 tentativas, 20,3% do total. No mesmo período de 2013, o setor respondeu por 20,5% dos casos. O segmento varejo teve 13.397 tentativas de fraude, registrando 7,6% das investidas contra o consumidor em setembro, pequena alta em relação aos 7,5% observados em setembro de 2013.

Os golpistas ainda costumam comprar telefone com documentos falsos ou roubados para ter um endereço e comprovar residência, por meio de correspondência, e, assim, abrir contas em bancos para pegar talões de cheque, pedir cartões de crédito e fazer empréstimos bancários em nome de outras pessoas.(Com assessoria de imprensa)

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