Aumentam rumores de que Telefônica comprou as ações da PT na Vivo


  Embora seja um tema recorrente, aumentaram muito, nas últimas horas,  os rumores de que a Telefônica fechou o acordo de compra de 31% das ações da Portugal Telecom na operadora brasileira de telefonia móvel, a Vivo. Os rumores são tão intensos, que as empresas de análise de risco, como a Merrill Lynch, já estão …

  Embora seja um tema recorrente, aumentaram muito, nas últimas horas,  os rumores de que a Telefônica fechou o acordo de compra de 31% das ações da Portugal Telecom na operadora brasileira de telefonia móvel, a Vivo. Os rumores são tão intensos, que as empresas de análise de risco, como a Merrill Lynch, já estão divulgando para seus leitores a análise do impacto dessa consolidação no mercado brasileiro. Hoje, o portal espanhol El Confidencial sugere que, com o dinheiro, (especula-se que o desembolso seria de 3 bilhões de euros) a operadora portuguesa partiria para comprar as ações da concessionária brasileira, Telemar.

Na análise da Merril Lynch, se a consolidação se  confirmar, haverá impacto positivo para a Vivo, que poderá, finalmente, passar a ter uma operação integrada com a operadora paulista de telefonia fixa, a Telefônica.

Para a Merril Lynch, faz também sentido o possível interesse da Portugal Telecom por uma das concessionárias de telefonia fixa brasileiras – Telemar ou Brasil Telecom – pois, caso contrário, as suas ações ficarão dependentes exclusivamente do mercado português.  “Os 3 bilhões de euros que a PT receberia da Telefônica são suficientes para que ela compre o controle da Brasil Telecom ou adquira ações ordinárias dos minoritários, analisa a agência.” Já no caso da aquisição da Telemar, seriam necessários pelo menos mais 1,5 bilhão de euros.

Anterior Vivo quer mais tráfego em sua rede
Próximos Conteúdo: manobra vai alongar tramitação de projeto na Câmara dos Deputados.