Topaz e IBM desenvolvem solução de atendimento bancário empático com IA generativa

Ferramenta é capaz de fazer uma leitura emocional do cliente para ofertar produtos e serviços customizados; funciona como chatbot ou assistente de voz

Topaz lança IA generativa de atendimento bancário empático
Com base em IA generativa, solução da Topaz deve ser capaz de fazer atendimento bancário de forma empática (crédito: Freepik)

A Topaz, empresa de soluções financeiras do Grupo Stefanini, e a IBM criaram uma plataforma de atendimento digital empático com Inteligência Artificial (IA) generativa. A Topaz Open, como a ferramenta é chamada, é capaz de fazer leituras emocionais dos clientes por meio de uma plataforma de conversational banking.

A solução integra o que o meio tecnológico-financeiro chama de empathetic banking (banco empático, em tradução livre) e foi projetada utilizando diversas plataformas da IBM (IBM Watson Virtual Assistant, IBM Watson Discovery, IBM watsonx.data e IBM watsonx.ai).

O desenvolvimento foi realizado pelo IBM Build Lab, braço da empresa norte-americana que atua ao lado de parceiros, fornecendo especialistas e recursos técnicos para criar ferramentas com tecnologia embarcada.

Segundo a Topaz, a solução deve permitir que os bancos ofertem serviços mais customizados aos clientes com bases em um atendimento inteligente, por intermédio de chatbots e assistentes de voz nos aplicativos bancários. Além disso, a ferramenta pode se tornar uma plataforma proativa, notificando os clientes sobre saldo e extratos, além de recomendar investimentos com base em transações anteriores.

A solução também é capaz de responder perguntas do tipo “quanto gastei com aplicativos de transporte este mês?”, informou a empresa de tecnologia financeira.

“A inteligência artificial transformou a experiência do cliente nos últimos anos e a chegada a IA generativa traz avanços promissores neste sentido”, afirma Fabrício Lira, diretor de Ecossistema da IBM Brasil. “Por meio dessa colaboração, pudemos cocriar uma solução que transforma o modo como os bancos se relacionam com seus clientes, usando inovação e tecnologia”, acrescenta.

De acordo com a Topaz, a solução conta com recursos para que os dados dos usuários e das instituições fiquem seguros, contemplando um processo robusto de identificação e verificação com autenticação de dos fatores e detecção de fraudes.

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Redação DMI

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