ATC lança site inteligente e solução para monitoração de ativos


 

A American Tower apresentou na Futurecom um novo poste adequado ao recebimento de equipamentos de telecomunicações e uma solução de monitoramento de ativos.

O “site inteligente” é um poste de 18 metros de altura com um sistema de antena de retificadores e baterias, transmissão de fibra óptica e diversos sensores que monitoram a temperatura, abertura de portas e movimentação de equipamentos usando a rede IoT/LoRaWAN da empresa.

PUBLICIDADE

A estrutura permite uma implantação mais rápida e menor impacto visual, com foco principalmente em áreas densamente povoadas, segundo a empresa. Atualmente, ele pode ser compartilhado por duas operadoras. A ATC espera ampliar esse número com a adição de tecnologias.

A solução de monitoramento de ativos, “asset monitoring”, usa a rede IoT/LoRaWAN da própria ATC para monitorar múltiplas funções através de sensores instalados na infraestrutura e nos equipamentos das operadoras. Com isso, a empresa diz ser capaz de prevenir o vandalismo. Além disso, seu design permite outras utilizações como a instalação de lâmpadas LED, que servem como poste de luz ou de câmeras para sistemas de vigilância.

O asset monitoring é feito em parceria com a Everynet, foi criado no IoT Open Labs, o centro de desenvolvimento e experiência de IoT no Brasil da ATC, e que já conta com 60 parceiros. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Abinee e Green Eletron assinam acordo de logística reversa com o Ministério do Meio Ambiente
Próximos Claro ativa rede de Internet das Coisas em 2.250 cidades