Apple vence disputa com Amazon e Samsung em dois mercados


A Apple obteve duas conquistas judiciais na segunda-feira (1o) em disputas por patentes com a varejista online Amazon e a fabricante de eletrônicos Samsung, segundo o jornal espanhol El País. Na Alemanha, a companhia conseguiu proibir o uso da marca “AppStore” pela Amazon, ainda permitida nos Estados Unidos, enquanto na Austrália fechou um acordo com a companhia coreana para impedir a venda do tablet Galaxy Tab no país.

A gigante de tecnologia registrou o termo em 2008, mas sua concessão definitiva ainda não foi aprovada por autoridades americanas. Segundo o diário, a Apple abriu processo contra a Amazon e a GetJar – que usa o nome desde antes do lançamento da loja online pela Apple -, alegando que a marca é sua e que as empresas fazem um uso indevido do termo que pode afetar sua imagem.

A Microsoft também já contestou o registro da marca pela Apple nos EUA, afirmando que o termo “AppStore” é muito genérico. Na Europa, diversas empresas de tecnologia também fizeram um pedido junto às autoridades locais para que se oponham ao uso exclusivo da marca pela Apple, segundo o El País.

Já no caso da Samsung, esta aceitou suspender a comercialização seu tablet na Austrália enquanto não resolver uma disputa de patentes no país com a Apple, que por sua vez concordou em pagar danos à Samsung caso perca o litígio. Segundo a fabricante do Galaxy Tab, a Apple baseia seu processo na versão do aparelho lançada nos EUA, que será diferente do modelo australiano. A companhia também aceitou enviar mostras à Apple antes do lançamento. (Da redação)

Anterior Lucro da Algar Telecom, controladora da CTBC, sobe 58,4%
Próximos América Móvil compra participação da AT&T na Telmex