App da Clear Sale torna o consumidor aliado no combate a fraudes de comércio eletrônico


O Tele.Síntese está publicando reportagens sobre as tendências e inovações em telecomunicações produzidas para o Anuário Tele.Síntese de Inovação 2017. A publicação pode ser lida integralmente online. Além de apontar os rumos do setor, a edição elegeu os serviços mais inovadores do último ano. Veja a seguir, como a Clear Sale criou uma aplicação para trazer mais proteção às transações online.

Para combater a fraude

CaioRocha_CLEARSALE

Por Anamarcia Vaisencher

Fraudes são um problema generalizado que prejudica clientes, consumidores e empresas em todas as áreas de atividade econômica. Ocorre em todo o mundo, e o Brasil não foge à regra. Segundo o Mapa da Fraude, tentativas de fraudes no e-commerce brasileiro envolveram R$ 3.610,20 por minuto em 2015.

Foi para contribuir para a resolução desses problemas que a Clear Sale concebeu, desenvolveu e lançou, em outubro de 2016, o aplicativo que leva o nome de Movimento Compre & Confie, área tratada como startup dentro da empresa-mãe, de acordo com Caio Rocha (foto), gerente do Produto. Na Clear Sale, a pesquisa e o desenvolvimento do app são tocados por um pequeno time que envolve tecnologia da informação, produto, operação, suporte de outras áreas da própria companhia.

Já o nome “Movimento” agregado ao Compre & Confie se deve ao fato de incluir diversos atores em torno da mesma missão: combater fraudes. O objetivo do aplicativo é tornar o mercado de e-commerce mais seguro e confiável. Para isso, de acordo com a empresa, oferece uma relação ganha-ganha aos participantes: de seu lado, consumidores passam a ter maior controle de suas transações online; quanto às empresas, melhoram as aprovações das vendas boas, diminuem as taxas de fraude e o tempo de análise das transações. Ao utilizar o app, observa o gerente, as companhias se posicionam por sua preocupação com o consumidor, e as duas partes reduzem perdas financeiras resultantes de fraudes.

Boca a boca

Empresa nacional situada na cidade de São Paulo, a Clear Sale é especializada no desenvolvimento de soluções antifraude para qualquer tipo de e-commerce. De acordo com informações do site da desenvolvedora, o seu market share no mercado nacional de prevenção a fraudes é de 85%. Entre os mais de 500 clientes parceiros estão Asus, NET, Nextel e NET do segmento de comunicações, além de companhias como Americanas, Avianca, Carrefour, Centauro, Dell, Extra, Leroy Merlin, O Boticário, Submarino.

Aplicativo pouco conhecido do público em geral, o Compre & Confie é gratuito e seu marketing é feito pelos próprios usuários. “É grátis como um diferencial de mercado”, diz Rocha. Outra característica exclusiva está no fato de incluir o consumidor final na iniciativa antifraude, acrescenta. Rocha também destaca a neutralidade do app: não há anúncios para os participantes do movimento. De acordo com a Clear Sale, o aplicativo não tem concorrente. O Compre & Confie bloqueia tentativas de compras fraudulentas por meio do CPF do consumidor, e a notificação da ocorrência é feita em até 48 horas.

Uma iniciativa como o Compre & Confie só se tornou viável com a digitalização das empresas e dos consumidores. Estes últimos baixam o app em seus smartphones. Com o Compre & Confie no celular, o consumidor, assim que informa o CPF, é notificado sempre que uma transação é feita em um site parceiro. Ao não reconhecer uma transação, basta selecionar a opção “Não Fui Eu” para contestá-la. Segundo a Clear Sale, mesmo com a inclusão de novas tecnologias nos canais de segurança, como dupla autenticação do usuário, os criminosos sempre procuram uma forma de driblar os processos, se fazendo passar por consumidores idôneos. Porém, uma vez que o próprio usuário passa a controlar as suas transações em tempo real, a prevenção à fraude adquire um status até então inexistente.

Antes de pagar, previna-se

Entre as vantagens do seu app, a Clear Sale destaca o fato de ser o único que permite ao consumidor impedir a compra fraudulenta antes que ela aconteça. Com isso, ele evita a dor de cabeça de ter que estornar compras, ou solicitar novos cartões de crédito. Para as empresas, os benefícios incluem a aprovação dos pedidos bons (transações idôneas); a manutenção do índice de fraudes no menor nível possível; rapidez nos processos (usuário dá a resposta em tempo real); e melhoria no relacionamento com seus consumidores. As empresas que participam do Movimento Compre & Confie podem exibir um selo de segurança no site. Mesmo com toda a sua utilidade, a Clear Sale não faz marketing de seu app. “Nossos canais de comunicação são os próprios participantes do movimento, ou seja, as empresas envolvidas, que divulgam o Compre & Confie para seus usuários”.

Alguns requisitos são necessários para o bom funcionamento do app. Entre eles, a tecnologia do celular, porque o aparelho precisa incluir algumas funções como espaço de memória (o app ocupa 44 Mb), e um sistema operacional compatível (atualmente, Android e iOS). No caso de o consumidor trocar o telefone, é só ir à loja de aplicativos do novo aparelho e baixar o Clear Sale, cuja atualização só é feita quando ocorrem bugs ou quando ele ganha novas funcionalidades.

Contudo, ressalta a Clear Sale, a principal barreira à adoção do Compre & Confie é cultural porque, no Brasil, os consumidores e as empresas só passam a valorizar a segurança depois de terem experimentado os prejuízos causados por fraudes.

Anterior Copel reduz riscos dos técnicos graças a app criado em parceria os próprios funcionários
Próximos Com parcerias e novas iniciativas, CPqD segue incentivando o desenvolvimento da tecnologia brasileira