App da Anatel ganha recursos colaborativos


app qualidade móve anatelA Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atualizou hoje, 14, seu aplicativo sobre a qualidade da telefonia móvel no Brasil. A ferramenta ganhou recursos de colaboração e interatividade. Agora, o usuário pode publicar relatos sobre a situação dos serviços de telefonia em sua região.

O APP Serviço Móvel está disponível para celulares com sistemas Android e iOS, nas lojas de aplicativos Google Play e Apple App Store, respectivamente, e estará disponível para o sistema Windows Phone em breve.

Os relatos das experiências compartilhadas pelos usuários podem ser sobre falta de sinal, conexão lenta ou instável, queda na conexão, queda da chamada, ligação ruim etc. As ocorrências são pontuadas em um mapa georreferenciado, contemplando os últimos 30 dias. A Anatel manterá esses relatos em banco de dados para compilá-los e avaliar com as prestadoras casos mais significativos para análise e tratativas.

O aplicativo já permitia consultar a qualidade do serviço das operadoras de telefonia celular. O mapa georreferenciado pode ser acessado também por computador ligado à internet, pelo endereço http://gatewaysiec.anatel.gov.br/mobileanatel/.

A nova versão mantém a possibilidade do usuário consultar a qualidade dos serviços de voz e de dados nas redes das operadoras do serviço móvel em todos os municípios brasileiros. O usuário poderá consultar o ranking das operadoras, construído a partir dos indicadores de acessibilidade, conexão, quedas e desconexão aferidos. É possível também acompanhar a evolução da qualidade de cada operadora a partir da consulta ao histórico desses indicadores em intervalos de até 12 meses.

O aplicativo permite que o usuário visualize em um mapa as estações licenciadas e em funcionamento e suas respectivas tecnologias (2G, 3G e 4G), por operadora. Com isso, os usuários poderão se informar melhor sobre a disponibilidade do serviço.

A agência alerta, porém, que o uso do aplicativo não gera protocolo nem substitui as reclamações registradas na Anatel. Para isso, o usuário deve usar o app Anatel Consumidor, disponível para celulares Android, iOS e Windows Phone; o Fale Conosco; as centrais de atendimento telefônico gratuito; ou pessoalmente, nas Salas do Cidadão. (Com assessoria de imprensa)

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