Após IPO, Alibaba vale US$ 167,6 bilhões


O entrada da empresa chinesa de e-commerce Alibaba aconteceu dentro das expectativas. A companhia vendeu ações a US$ 68, valor máximo previsto pelo mercado, arrecadando US$ 21,8 bilhões. Com o resultado, passou a ser avaliada em US$ 167,6 bilhões – mais do que o valor de Amazon e eBay somados.

Quem mais lucrou com a operação, porém, não foi Jack Ma ou Joseph Tsai, os sócios-fundadores da empresa, embora Ma tenha se tornado o homem mais rico da China. Juntos, eles passaram a ter US$ 18,5 bilhões, US$ 13,1 bilhões e US$ 5,4 bilhões respectivamente.

O maior acionista individual, com 32,4% das ações, continua a ser a Softbank, operadora de telefonia móvel do Japão. Com a oferta, sua parcela fica avaliada em US$ 54,2 bilhões. O segundo maior acionista é a Yahoo!, com o equivalente a US$ 27,3 bilhões. A empresa de internet pagou US$ 1 bilhão nove anos atrás por 22,4% da Alibaba. No IPO, reduziu sua participação para 16,3%, vendendo cerca de US$ 8,3 bilhões. (Com agências)

Anterior Microsoft quer FCc aprovando venda da DirectTV para a AT&T
Próximos Zero Impacto e Redecom inovam com soluções para descarte de lixo eletrônico