Aparelhos Android, no mundo, somam 900 milhões


A Google aproveitou a realização nesta quarta-feira (14) da sexta edição de seu evento anual para desenvolvedores, o Google I/O, para apresentar uma série de novidades em produtos para usuários e programadores, além de dados sobre seu avanço no universo móvel. A empresa revelou que já existem no mundo 900 milhões de aparelhos Android ativados, e que 48 bilhões de aplicativos para a plataforma já foram baixados até hoje. Ao mês, são instalados 2,5 bilhões de aplicativos em tablets e celulares Android. Ainda, os servidores da companhia enviam 17 bilhões de mensagens PUSH por dia, equivalente a 200 mil por segundo.

Além de demonstrar seu poderio, a Google revelou durante o evento que lançará juntamente com a Samsung, em 26 de junho, nos EUA, uma versão do smartphone Galaxy S4, com uma versão original e não modificada do Android 4.2 por US$ 649.

Aplicativos

Também foi lançada na ocasião uma loja de aplicativos voltados exclusivamente para o setor de educação, a Google Play for Education. Os aplicativos ali serão selecionados com foco nas crianças, separados por idade e gênero. Quem comprar um aplicativo ali, poderá escolher pela instalação em múltiplos dispositivos Android.

Os Hangouts também foram modificados. Agora, o serviço de comunicação instantânea por vídeo virou um aplicativo para celulares Android, iOS (iPhone) e Chrome. O aplicativo vai substituir o Gtalk, e permitirá realizar conversar individuais ou em grupo.

Na área de mapas, a empresa revelou que 1 milhão de sites usam o Google Maps e mostrou, rapidamente, um novo aplicativo feito para o iPad, com novo motor de sugestões de locais próximos do usuário. A solução do gigante de buscas também passará a incluir informações de tráfego, como acidentes, blitz etc. Nos computadores, o novo Maps reconhecerá o usuário, trazendo informações de acordo com seus hábitos, como o Google Now, já presente em smartphones.

Um reforço em formato de fotos para o Google+

Os usuários da redes social da empresa, a Google+, também foram contemplados. Foi anunciado o recurso Auto Awesome, que combina fotos para criação de novas imagens ou GIFs. O recurso Auto Highlight é capaz de escolher, entre diversas fotos semelhantes, a melhor, e o Auto Enhance deixará a imagem melhor com passos simples de edição. Além disso, os usuários terão 15 GB de espaço de armazenamento para fotos.

Desenvolvedores

Para os desenvolvedores de aplicativos Android, a companhia disponibilizou um recurso que permite a realização de testes com uma parcela dos usuários de apps. O que permitirá aos desenvolvedores disponibilizar atualizações de software para determinados grupos.

A companhia anunciou também o Android Studio, uma plataforma para desenvolvimento de aplicativos que substitui completamente o predecessor Eclipse. O Studio tem recursos de comunicação instantânea, facilitando a comunicação entre equipes.

Os criadores de games no Android ganharam um novo conjunto de APIs, que permitirá a qualquer jogo salvar o progresso do jogador na nuvem. O jogador poderá continuar o jogo em outro aparelho Android, do ponto em que parou. Os rankings dos jogos serão associados ao Google+, permitindo aos usuários criarem ranking entre seus Círculos de amizades. (Fonte: Arede)

Anterior Google lança serviço de streaming de música a US$ 9,99 por mês
Próximos MiniCom revoga licitações de TV para faixa de 700 MHz