Anuário Tele.Síntese 2017 – Inovação em Comunicações

O que é

Em sua sexta edição, o Anuário de Inovação é uma publicação da Momento Editorial. Para sua realização, a editora realiza uma pesquisa junto a 150 empresas do ecossistema do setor de comunicações – de fabricantes de equipamentos de infraestrutura a desenvolvedores de aplicativos para celular e tablet – e traça uma fotografia do nível e do tipo de inovação que caracterizam o mercado brasileiro de comunicações e internet.

Pesquisa com foco

A pesquisa envolve todos os segmentos da cadeia produtiva das comunicações: fornecedores de produtos, fornecedores de software e serviços, operadoras de serviços de comunicações e desenvolvedores de aplicações e conteúdo.

Premiação e lançamento

Os projetos inscritos são selecionados por categoria e avaliados por um júri de especialistas. Os produtos e serviços mais inovadores são premiados na solenidade de lançamento do Anuário, que, este ano, será em setembro, em São Paulo.

Critérios

Entre os critérios para definir a inovação de um produto ou serviço, o Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações leva em conta sua diferenciação em relação às práticas tradicionais em seu segmento; melhoria real em relação ao que já existisse no mercado; e atributos que representem vantagem para os usuários da empresa. Também importa à pesquisa saber se a empresa considera um produto/serviço como inovador por:

Aumentar a produtividade;
Aumentar as receitas;
Aumentar o market share;
Reduzir custos;
Explorar novas oportunidades de mercado.

E, finalmente, se a concepção e o desenvolvimento do produto/serviço foram realizados em sua maior parte no Brasil e qual seria seu impacto no mercado brasileiro, no seu campo de atividade ou em tecnologia futura.

Modalidades

– Desenvolvedores de aplicações e conteúdos
– Fornecedores de produto
– Fornecedores de software e serviços
– Operadoras de serviços de telecomunicações
– Provedores Regionais de serviços de telecomunicações

O júri

A comissão julgadora é composta por representantes da Academia, do Governo, da Sociedade Civil e da Momento Editorial, que são especialistas no segmento. Os nomes são divulgados na cerimônia de lançamento do Anuário.

Guia de Produtos e Serviços Inovadores

Todas as empresas que participam da pesquisa têm seus produtos e serviços publicados no guia, que traz uma síntese de suas funcionalidades. A publicação também qualifica as soluções ofertadas pelas empresas, agrupando-as por segmentos, ou seja, se são desenvolvidas pelas operadoras de serviços de comunicações; pelos fornecedores de produtos (hardware); pelos fornecedores de software e serviços; ou pelos desenvolvedores de aplicativos e conteúdo.

 

 

 

 

 

Salvar