Anuário Tele.Síntese premia iniciativas inovadoras em comunicações no país


Apresentar um retrato tangível do nível e do tipo de inovação que caracterizam o mercado brasileiro de comunicações e internet. Com esse objetivo, a Momento Editorial acaba de lançar a edição 2013 do Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações, que tem como destaque os produtos e serviços mais inovadores nessa área em comercialização no país – e que foram premiados em cerimônia realizada ontem, em São Paulo.

“O Anuário é resultado de um trabalho de pesquisa junto a mais de cem empresas que atuam no Brasil, em todos os segmentos da cadeia produtiva das comunicações, que ficará disponível aos interessados na forma de banco de dados”, afirma a jornalista Miriam Aquino, diretora da Momento Editorial. “E o Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações representa um estímulo às iniciativas de destaque nessa área”, acrescenta.

Foram, ao todo, 165 projetos inscritos, em quatro categorias: Operadoras, Fornecedores de Produtos, Fornecedores de Software e Serviços e Desenvolvedores de Aplicações e Conteúdo. Um júri de especialistas (formado por representantes da academia, do governo, da sociedade civil e da própria Momento Editorial) avaliou os projetos, levando em conta alguns critérios previamente definidos para determinar o grau de inovação do produto ou serviço – tanto os desenvolvidos no Brasil como os de tecnologia estrangeira comercializados no país. Entre os critérios utilizados, destacam-se a diferenciação em relação às práticas tradicionais em seu segmento, a melhoria real em relação ao que existe no mercado e atributos como vantagens para os usuários, aumento de produtividade e de receitas, redução de custos, etc.

A avaliação do júri resultou na escolha de 15 iniciativas vencedoras (veja lista abaixo). Além disso, um prêmio especial de destaque em Tecnologia Nacional foi concedido à WxBR, empresa que tem o CPqD como principal parceiro tecnológico. A equipe de jornalistas da Momento Editorial, por sua vez, escolheu duas empresas (Cisco e ViaReal Telecom) e um instituto (o Inatel), cujas iniciativas ao longo do ano se destacaram, incentivando o processo de inovação no país, que receberam o troféu Destaques Inovadores 2013, entregue antes da premiação dos projetos escolhidos pelos jurados.

Os vencedores

Esta é a lista completa dos projetos que receberam o Prêmio Anuário Tele.Síntese Inovação em Comunicações 2013, nas quatro categorias (com empate técnico em terceiro lugar, em algumas categorias):

Operadoras de Serviços de Comunicações
1.º – Telefônica Vivo – Vivo Clima (plataforma de coleta de dados para monitoramento de eventos de origem meteorológica)
2.º – GVT – Vono (aplicativo que permite aproveitar franquia dos serviços Vono em ligações feitas de dispositivos móveis e no uso de redes WiFi)
3.º – Oi – TUP WiFi (orelhão que funciona como hot spot WiFi)
3.º – Copel – BEL Fibra (serviço de banda larga que utiliza rede de acesso em fibra óptica)

Fornecedores de Produtos
1.º – Huawei – ERB LTE 450 MHz (permite a coexistência das tecnologias 2G, 3G e 4G no mesmo equipamento e também opera na frequência de 450 MHz)
2.º – WxBR – Solução LTE 450 MHz (destina-se à oferta de serviços de voz e internet banda larga, com tecnologia 4G, a áreas rurais e remotas)
3.º – Nokia Solutions and Networks – Liquid Applications (serviço que pode ser acoplado à estação radiobase da operadora móvel, permitindo acesso rápido a conteúdos internet)
3.º – Padtec – LightPad i6400G (sistema de transporte óptico convergente de alta capacidade)

Fornecedores de Serviços ou Software
1.º – Venturus – DVAP (solução voltada para a detecção de vazamentos de água potável)
2.º – Instituto Nokia de Tecnologia – Mobile Coexistence Enabler in TVWS (solução que obriga o LTE a abrir espaços para o tráfego de dados via WiFi)
3.º – Colab – Rede social Colab (funciona como um canal de comunicação direta do cidadão com a administração municipal)
3.º – IBM – Intelligent Operations Center (serviço que permite concentrar em um painel de comando todos os dados e análises necessários para monitorar a vida de uma cidade)

Desenvolvedores de Aplicações e Conteúdo
1.º – ProDeaf – Tradução para Libras (aplicativo voltado para surdos, tem versões para smartphones, websites e para tótens de autoatendimento)
2.º – IlhaSoft – CrowdMobi (aplicativo oferece dados sobre a qualidade do serviço de banda larga móvel das operadoras em várias localidades)
3.º – Joy Street – Olimpíadas de Jogos Escolares (plataforma que funciona como rede social rica em jogos digitais e atividades no estilo RPG)

Prêmio especial: Tecnologia Nacional – WxBR

A versão online do Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações já está disponível no endereço eletrônico
http://issuu.com/meditorial/docs/2anuario_telesintese_inovacao
(Da redação)

Anterior Fusão: Bava espera aprovação das agências reguladoras até o final deste ano
Próximos Com a fusão, a PT deixará de existir.