Aneel aprova regras para compartilhamento de poste com telecom


A resolução aprovada hoje pela agência de Energia Elétrica é idêntica a da Anatel, aprovada semana passada, e que estabelece o preço do poste a R$ 3,19 para a maioria das operadoras de telecom.

O colegiado da Aneel aprovou hoje, 16, o regulamento conjunto de compartilhamento dos postes de energia elétrica, que define novas regras para o uso da infraestrutura das concessionárias de energia elétrica pelas operadoras de telecomunicações.

Sem qualquer modificação ao que foi aprovado pela Anatel – o que confirma a longa negociação travada entre os dois setores para a aprovação definitiva da nova regra- a Aneel referendou o aluguel do ponto do poste a R$ 3,19 para as operadoras de telecom em todo o país.

Mas as concessionárias de telefonia fixa – Algar Telecom, Sercomtel, Oi, Telefônica e Embratel – poderão manter seus contratos atuais nas milhares de cidades onde não há competição nem disputa pelo poste e terão ainda prazo de alguns anos para reajustar os seus contratos, quando concluírem, aos preços atuais.

A norma deverá ser publicada ainda esta semana no Diário Oficial da União.

 

Anterior Partidos de oposição questionam o código fonte das eleições
Próximos Uso de tablets cresce 41% no Brasil