Android e iOS dominam com folga mercado de smartphones


Dados divulgados nesta semana pela consultoria IDC aponta para amplo domínio do Android no mercado de sistemas operacionais para smartphones. O software desenvolvido pelo Google terminou 2014 com participação de mercado de 81,5%, bem à frente do segundo colocado, o iOS, da Apple, que presente em 14,8% dos aparelhos. Juntos, ambos os sistemas estão em 96,3% dos dispositivos, no mundo.

O ano foi de crescimento acima dos dois dígitos para ambos. O Android aumentou sua fatia de mercado em 32%, enquanto o iOS, em 25,5%. Significa, em unidades, que o Android foi instalado em mais de 1 bilhão de smartphones vendidos em 2014. O iOS estava em 192,7 milhões de iPhones. Correndo por fora vem o Windows Phone, que cresceu 4,2% no ano, mas detêm apenas 2,7% de market share (34,9 milhões de celulares).

Quem mais perdeu participação ao longo do ano foi a Blackberry. A empresa viu sua fatia de mercado encolher 69,8% em 2014, caindo para um share de 0,4% do mercado de smartphones. Foram 5,8 milhões de unidades vendidas com o sistema. Isso representa menos do que os aparelhos vendidos com outras plataformas (como Firefox OS, Bada, Tizen etc.), que somaram 7,7 milhões de unidades e representaram fatia de 0,6% do mercado mundial.

Anterior 26% dos brasileiros trocariam operadoras por conexão de Google ou Netflix
Próximos Operadoras devem recorrer individualmente contra bloqueio do WhatsApp