Andaluzia leva banda larga móvel de um mega a todo seu território


A Andaluzia, na Espanha, se tornou a primeira região do mundo a garantir o acesso universal a internet, ao completar a implantação de sua banda móvel. Com ele, todos os cidadãos que tenham telefone móvel ou um computador poderão se conectar e navegar a uma velocidade de pelo menos 1 megabit em todos os 771 …

A Andaluzia, na Espanha, se tornou a primeira região do mundo a garantir o acesso universal a internet, ao completar a implantação de sua banda móvel. Com ele, todos os cidadãos que tenham telefone móvel ou um computador poderão se conectar e navegar a uma velocidade de pelo menos 1 megabit em todos os 771 municípios andaluzes, independente de seu tamanho ou localização.

A rede foi implantada por meio de uma parceria público-privada com a Vodafone. A operadora foi escolhida em fevereiro de 2008 e investiu 50 dos 64 milhões de euros necessários para construir a infraestrutura necessária para o acesso a internet em 2015 localidades, entre a quais 696 com menos de 20 mil habitantes.

A região implantou uma rede 3G de última geração e se antecipou à Finlândia na universalização do acesso à internet. Na Finlândia, uma decisão governamental determina que todos os cidadãos tenham acesso a banda larga até 2011.

PUBLICIDADE

A Vodafone é a única empresa que poderá oferecer o serviço nessas localidades, porque o projeto não prevê compartilhamento de infraestrutura. A rede permite a navegação em velocidades de 3,6 megas para download e 1,2 para upload.

A Andaluzia já contava com a maior rede europeia de centros de acesso público a internet em zonas rurais. O compromisso do governo andaluz de oferecer gratuitamente o serviço, no entanto, não foi colocado em prática. Deve ser reavaliado dentro de um ano, e poderá ser oferecido acesso grátis aos cidadãos com renda baixa. (Fonte: El País)

Anterior Notificações de incidentes na Internet aumentaram 61% em 2009
Próximos 4G: uma nova Guerra Mundial.