Anatel vai incluir cobertura das estradas e áreas rurais entre as prioridades de investimento do Pert



Foto: Projetado pelo Freepik
Foto: Projetado pelo Freepik

A versão definitiva do Pert – Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações – deverá ser analisada pelo conselho diretor da Anatel na reunião do dia 13 de junho. E ela virá com novidades em relação à proposta lançada para consulta pública, informou hoje, durante o painel da Abrint, Rodrigo Abdala, assessor do relator do projeto, conselheiro Aníbal Diniz.

Haverá um novo projeto prioritário para os investimentos públicos e privados, que será a cobertura de todas as estradas federais brasileiras e ampliação da área de cobertura rural com tecnologia móvel 3G. Segundo Abdala, no que se refere às áreas rurais, o Pert não irá  estabelecer qual será a  prioridade do tamanho da cobertura rural.  O seu alcance e quais prédios públicos novos serão atendidos (no caso do primeiro leilão de espectro da 4G, a Anatel já havia estabelecido a obrigatoriedade de cobertura das escolas rurais, serão definidos em normas técnicas posteriores da agência.

As demais prioridades continuam mantidas. Entre elas, a construção de bakchaul de fibra e rádios de alta capacidade nos  mais de três mil municípios brasileiros que ainda não têm essa infraestrutura, a instalação de 4G em cerca de mil distritos-sede com menos de 30 mil habitantes que ainda não têm esse serviço (atendendo 10 milhões de pessoas), instalação de 3G em dois mil distritos não-sede (que irá contemplar 5 milhões de pessoas), e banda larga fixa  por fibra em 2,5 mil municípios cuja velocidade oferecida é ainda de 5 Mbps.

 

 

 

 

Anterior Aneel e Anatel estudam tarifar o uso compartilhado de postes
Próximos BNDES anuncia duas linhas de financiamento sob medida para ISPs

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *