Anatel vai exigir das operadoras maior proteção aos dados dos usuários


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vai exigir das operadoras de telefonia fixa e móvel a explicação dos mecanismos de proteção do sigilo dos assinantes. A decisão foi anunciada após o jornal Folha de S. Paulo publicar matéria, no final de semana, mostrando a facilidade da compra do sigilo telefônico por menos de R$ 1 …

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vai exigir das operadoras de telefonia fixa e móvel a explicação dos mecanismos de proteção do sigilo dos assinantes. A decisão foi anunciada após o jornal Folha de S. Paulo publicar matéria, no final de semana, mostrando a facilidade da compra do sigilo telefônico por menos de R$ 1 mil.

O jornal convidou os senadores Álvaro Dias (PSDB-PR) e Aloizio Mercadante (PT-SP) e o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) a comprarem seus próprios dados.A matéria aponta que os extratos são vendidos por pessoas que se apresentam como detetives particulares e também por funcionários de empresas de telefonia.

As orperadoras alegaram que, por determinação da Anatel, milhares de pessoas têm acesso às contas telefônicas dos assinantes das companhias, nas lojas e nos call centers, para possibilitar o bom atendimento ao usuário.

A agência diz que a obrigação da preservação do sigilo dos dados dos usuários é das operadoras e que vai esperar a manifestação delas para tomar as providências cabíveis. O assunto será debatido hoje, durante reunião do conselho consultivo da Anatel.

Anterior Consulta sobre política de telecom pode acabar hoje
Próximos Motorola deve exportar celular desenvolvido no Brasil para a China