Anatel vai criar tarifa para o backhaul


O conselheiro da Anatel, Pedro Jaime Ziller de Araujo, afirmou hoje, que a agência vai criar tarifas de rede para a oferta da capacidade do backhaul, rede de banda larga estadual, que será construída pelas concessionárias de telefonia local. O anúncio foi feito no seminário Cidades Digitais, promovido pela Network Eventos. Conforme Ziller, a oferta dessa …

O conselheiro da Anatel, Pedro Jaime Ziller de Araujo, afirmou hoje, que a agência vai criar tarifas de rede para a oferta da capacidade do backhaul, rede de banda larga estadual, que será construída pelas concessionárias de telefonia local. O anúncio foi feito no seminário Cidades Digitais, promovido pela Network Eventos.

Conforme Ziller, a oferta dessa capacidade não pode ser encarada como um serviço privado – que não é passível de ser tarifado – já que ela passou a fazer parte do Plano de Metas de Universalização das concessionárias, Decreto recentemente publicado pelo presidente Lula, que determinou a substituição dos Postos de Serviço Telefônicos (PSTs) pela construção do backhaul.

Ziller afirmou que a intenção da agência é a de publicar as novas tarifas em, no máximo, quatro meses, já que até o final do ano 40% dos municípios que não têm qualquer infra-estrutura de banda larga terão que ser atendidos. Pelo no plano de metas, em dezembro de 2010 todos os municípios terão que estar conectados com uma capacidade mínima de 8Mbps, a exceção das cidades atendidas via satélite, cuja capacidade de conexão cai para 2 Mbps.

Segundo o conselheiro, ainda está em discussão na agência qual será a velocidade que começará a ter seus valores controlados pela Anatel, mas ele defende que as tarifas sejam estabelecidas para capacidades a partir de 500 Kbps. “Com essa medida, estaremos propiciando o surgimento e crescimento de inúmeros provedores locais, inclusive as prefeituras”, completou.

Anterior Renovações das concessões de TV serão debatidas em audiências públicas
Próximos Ciência e Tecnologia apresenta plano de ação no Senado