Anatel vai ampliar a banda de wi-fi na faixa de 5,8 GHz


A Anatel está concluindo um estudo para ampliar a banda destinada a wi-fi na faixa abaixo de 5,8 GHz. O objetivo é oferecer a possibilidade de maiores velocidades nas comunicações e ampliação do número de fornecedores. A perspectiva da agência é colocar a proposta de destinação em consulta pública já nos próximos meses.

O conselheiro Jarbas Valente disse que a banda destinada para wi-fi crescerá de 120 MHz para mais de 300 MHz. O uso da faixa continuará gratuito, mas será exigido o licenciamento para evitar as interferências verificadas hoje. “Esse novo procedimento abrirá espaço para que o governo exija alguma contrapartida das operadoras”, disse.

Ainda não há uma definição sobre que contrapartidas serão exigidas, mas há um entendimento de que é cobrado muito caro por um serviço que ocupa uma faixa gratuita. “É possível que seja feita alguma coisa nesse sentido”, disse o conselheiro.

Valente disse que trabalho semelhante será feito para ampliação da banda de wi-fi na faixa de 3,4 GHz. Mas esse trabalho será feito mais tarde, após se estabelecer uma solução para a questão de interferência dos serviços de telecomunicações nas antenas parabólicas da TV aberta.

Anterior Intelbras anuncia parceria com a francesa iQsim em comunicações unificadas
Próximos Debate sobre remanejamento de canais da faixa de 700 MHz começa amanhã