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Anatel registra redução de 11,1% nas reclamações em julho

TV por assinatura foi único serviço a ter crescimento na quantidade de reclamações. Na telefonia móvel, na fixa e na banda larga, o número de queixas caiu

shutterstock_ostill_Consumidor_Operadoras_Anatel_Politica_ReclamacaoNo mês de julho de 2017, foram registradas 281,1 mil reclamações na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), queda de 11,1% na comparação com o mesmo mês de 2016.

Com exceção da TV por Assinatura, que apresentou 41 mil reclamações (+ 5,8%), os outros serviços de telecomunicações apresentaram redução: telefonia móvel, com 133,5 mil queixas (-16,8%), telefonia fixa, com 60,6 mil (-12,8%), e banda larga fixa, com 43,9 mil (-3,9%).

Principais queixas

Reclamações sobre cobrança lideraram, em julho de 2017, o total das queixas recebidas pela agência reguladora nos serviços de telefonia móvel pós-paga (51,37%), TV por assinatura (50,01%) e telefonia fixa (39,79%). O maior conjunto de reclamações na banda larga fixa foi o de qualidade do serviço (45,73%). Na telefonia móvel pré-paga foram queixas relativa a créditos (48,12%).

O segundo lugar no maior conjunto de reclamações foi para a cobrança na banda larga fixa (21,85%), e para a qualidade do serviço na telefonia fixa (20,45%) e na TV por Assinatura (11,01%). Reclamações relativas a ofertas, como promoções e bônus, foram também o segundo maior grupo de queixas na telefonia móvel pré-paga (15,49%) e pós-paga (10,07%).

Na telefonia móvel pré-paga, reclamações sobre qualidade formaram o terceiro maior conjunto de reclamações (12,81%). Na banda larga fixa foram queixas relativas a instalação ou habilitação do serviço (11,37%). As reclamações relativas às ofertas ocuparam o terceiro lugar na TV por assinatura (9,54%). E na telefonia móvel pós-paga (8,61%) e na telefonia fixa (7,75%) foram queixas relativas a cancelamento.

Empresas

As prestadoras de telefonia móvel apresentaram redução no número de reclamações em julho de 2017 quando comparado com o mesmo mês de 2016. A empresa mais reclamada foi a Tim com 45,3 mil reclamações (-13,7%), seguida pela Vivo com 32,6 mil reclamações (-17,3%), Claro com 29,4 mil reclamações (-10%), Oi com 16,8 mil reclamações (-21,4%) e Nextel com 8,9 mil reclamações (-37,9%).

Na telefonia fixa, os grupos acompanhados pela Agência também apresentaram redução em julho de 2017 em comparação com o mesmo mês do passado: Oi, com 32,1 mil reclamações (-18,3%), Vivo, com 18,5 mil (-8,5%) e NET/Claro, com 8,2 mil (-1,3%).

Com 3,4 mil reclamações registradas em julho de 2017, somente a Oi apresentou queda no volume registrado pela Agência Nacional de Telecomunicações na TV por Assinatura (-25,9%). Os outros grupos  apresentaram aumento: Net/Claro, com 19,4 mil reclamações (+10%), Sky, com 15,2 mil (+11,7%) e Vivo, com 2,7 mil (+3,8%).

Os dados de julho na banda larga fixa em comparação com o mesmo mês do ano passado indicaram redução para as prestadoras Oi, 18,8 mil reclamações em julho (-6,6%), e Vivo, 12,4 mil (-6,2%). A NET registrou aumento, 7,5 mil queixas (+22,3%). (Com assessoria de imprensa)

 

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