Anatel prepara regulamento para incentivar P&D


O presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, disse nesta quinta-feira (24) que a agência está elaborando um regulamento de estímulo à pesquisa, desenvolvimento e inovação em telecomunicações. O objetivo, salientou ele, é de estimular não só a pesquisa aplicada, mas também de estabelecer medidas de estímulo ao desenvolvimento da indústria nacional, por meio da emissão do Certificado Anatel de Excelência em PD&I e da criação de Ranking Anual de Investimento em PD&I.

Segundo Sardenberg, o regulamento deve ir a consulta pública nos próximos meses e  seus efeitos positivos devam ser sentidos em 2012. “A proposta contempla dispositivos inovadores de fomento ao desenvolvimento tecnológico e à geração de demanda sobre a indústria eletro-eletrônica brasileira”, adiantou. Ele lembrou que o crescimento das telecomunicações no país foi acompanhado da desnacionalização das empresas do setor, tanto das prestadoras de serviços quanto da indústria de equipamentos e sistemas.

“O panorama das telecomunicações passou a ser de competição em escala global e de alianças estratégicas entre empresas e nessa nova indústria, pesquisa, desenvolvimento e inovação são em grande medida realizados por fornecedores globais de equipamentos. A operadora propriamente deixa de ser inovadora e torna-se apenas usuária”, explica o presidente da Anatel. O regulamento servirá para mudar esse quadro, e servirá para estimular a pesquisa direta como a compra de equipamentos de tecnologia nacional.

Sardenberg participou hoje do Seminário de Políticas de Telecomunicações, realizado em Brasília.

Anterior Dilma pode intervir para fechar acordo entre estatais sobre uso de fibras ópticas
Próximos Vivo tem lucro recorde de R$ 864,2 milhões no quarto trimestre