Anatel prepara certificação para equipamentos de VoIP


Embora ainda não tenha um regulamento específico que trate da prestação do serviço de voz sobre IP, a exemplo do regulamento do STFC ou do SMP, a Anatel já começou a desenvolver requisitos técnicos para certificar equipamentos de VoIP, entre eles telefones e adaptadores (ATAs). A previsão é de que a agência publique um conjunto de …

Embora ainda não tenha um regulamento específico que trate da prestação do serviço de voz sobre IP, a exemplo do regulamento do STFC ou do SMP, a Anatel já começou a desenvolver requisitos técnicos para certificar equipamentos de VoIP, entre eles telefones e adaptadores (ATAs). A previsão é de que a agência publique um conjunto de normas com as especificações para os testes aos quais os equipamentos têm que ser submetidos. Essas normas têm que ir à consulta pública, mas, para agilizar o trabalho dos fabricantes a Anatel deve divulgar alguns requisitos básicos em seu site na internet.
Também já estão disponíveis no portal da agência os requisitos para certificação dos TTs (terminais de telecomunicações para surdos), que serão comprados e instalados pelas concessionárias de telefonia fixa para atender ao programa do Ministério das Comunicações voltado aos deficientes auditivos, e que aplicará R$ 7 milhões de recursos do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações). Os requisitos foram desenvolvidos pela Anatel, com a ajuda do CPqD e, segundo técnico do órgão regulador, os equipamentos já estão sendo testados e homologados.

Anterior Acordo Nokia-Microsoft para função de busca móvel
Próximos Parece iminente a concentração no mercado de TV a cabo argentino