Anatel nega ter sofrido sequestro de dados


A Anatel negou, hoje, 4, que os seus computadores tenham sido sequestrados pelo grupo Anonymous, conforme a nota do grupo na tarde de sexta-feira, dia 1. Conforme a agência, o departamento de TI não identificou ” qualquer fato concreto que indicasse a invasão dos computadores ou sistemas”.

shutterstock_ AdStock RF_internet_seguranca_virusA Anatel informou hoje, 4, que não registrou qualquer fato concreto “que indicasse invasão e sequestro de dados de computadores da agência por grupo de hacker”, negando, assim que tenha sido atacada pelo grupo Anonymous.

Na tarde da última sexta-feira, dia 1 de julho, o grupo comunicou em seu site que teria sido bem-sucedido em sequestrar, por meio de ransomwares, computadores da Anatel. O objetivo da ação, de acordo com o manifesto, “é cobrar da agência uma posição firme, imutável e permanente sobre o fim da franquia de dados na internet fixa”.

Ransomware é um tipo de malware (vírus)  que, quando entra em um sistema, restringe o acesso e cobra um valor “resgate” para que o usuário possa voltar a acessá-lo.

PUBLICIDADE

Conforme o departamento de tecnologia da agência, não foi identificado qualquer fato concreto que indicasse a invasão dos sistemas ou computadores da agência.

Anterior TIM Itália começa a testar tecnologia pré-5G da Huawei
Próximos Telefónica pode oferecer ações da O2 para os clientes