Anatel libera a faixa de 700 MHz para 4G em São Paulo e mais três municípios


4GMais de um ano antes do prazo previsto, a Anatel autorizou nesta terça-feira (24) o uso da faixa dos 700 MHz pelas empresas de telefonia em Saulo Paulo (SP) e nos municípios de Santo André, São Bernardo e São Caetano do Sul, onde o sinal analógico da TV aberta foi desligado em março do ano passado. Até o momento, o uso da tecnologia 4G na frequência já é possível em mais de 3,8 mil municípios, beneficiando mais de 60% da população.

O uso da faixa para banda larga móvel na capital paulista estava previsto para dezembro de 2019, após o desligamento do sinal analógico da TV em muitos municípios do estado. Porém, após um trabalho técnico de mitigação contra interferências entre os serviços, foi possível antecipar a data.

Segundo o presidente da Anatel, Juarez Quadros, Florianópolis será a última capital a ter a faixa de 700 MHz desocupada, o que acontecerá no final do ano. No dia 14 de agosto, o switch-off será realizado nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde a frequência para a banda larga 4G já está liberada por espaço suficiente no espectro. Depois disso, haverá uma pausa em função das eleições e o desligamento será retomado no final do ano, concluindo o cronograma proposto para implantação da TV digital.

Anterior Acesso à internet chega a 67% dos domicílios brasileiros, diz Cetic.br
Próximos "Queremos o país que quer trabalhar conosco", afirma Dankberg, CEO da Viasat