Anatel lança app para consumidor comparar planos de serviços de telecom


(Crédito: Shutterstock _Photographee.eu)

A Anatel lançou ontem, 31,  o aplicativo “ANATEL Comparador”. Com a nova ferramenta, o consumidor pode buscar e comparar ofertas dos quatro serviços de telecomunicações (telefonia fixa, telefonia móvel, banda larga e TV por assinatura) a partir de seu perfil de consumo, ordenando os planos e promoções de sua preferência, com base no preço ou na qualidade do serviço (nota da Pesquisa de Satisfação da Anatel). O aplicativo foi desenvolvido por meio de parceria firmada entre a Anatel e o Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (CFDD), do Ministério da Justiça. O aplicativo tem o objetivo de ser um instrumento que permita informar os consumidores para a tomada de decisão de consumo, incentivando assim a competição no setor.

Num primeiro momento, a aplicação permitirá a comparação de ofertas pós-pagas, individuais ou em combos. Em suas próximas versões, o App contará também com a comparação de ofertas pré-pagas e com a possibilidade de buscar as ofertas de telefonia móvel mais vantajosas de acordo com os dados reais de consumo do terminal.

Cadastro

Os dados das ofertas utilizadas pela aplicação são disponibilizados diretamente pelas operadoras do setor. Durante um período inicial, a Anatel cadastrará um número determinado de usuários habilitados a avaliar o aplicativo. Os feedbacks desses usuários orientarão as empresas na melhoria da base de dados de ofertas do aplicativo nos próximos meses. Os interessados em se cadastrar podem enviar um e-mail para appcomparador@anatel.gov.br, contendo nome e login de acesso da loja de aplicativo Play Store (Android). Os usuários da Apple poderão se cadastrar posteriormente. Da mesma forma, prestadoras que queiram ter suas ofertas disponibilizadas no aplicativo para os consumidores, podem entrar em contato por esse e-mail, para obter orientação de como proceder.

O Regulamento Geral de Direitos do Consumidor (RGC) da Anatel dispõe que as prestadoras de serviços devem disponibilizar gratuitamente, de forma padronizada e de fácil acesso, aos interessados na atividade de comparação as informações relativas às suas ofertas de serviços de telecomunicações. O aplicativo vem então facilitar a comparação das ofertas das empresas por parte dos consumidores, permitindo que realizem a melhor escolha.

Além do “Anatel Comparador”, a Agência também possui dois outros aplicativos: o “Anatel Consumidor”, que permite o registro e acompanhamento de reclamações e o “Anatel Serviço Móvel”, que informa sobre a qualidade do sinal de celular.

Anterior Justiça portuguesa se recusa a homologar recuperação da Oi
Próximos Teles pedem acesso ao anteprojeto do Fust para avaliar o Pert