Anatel inicia pesquisa de satisfação sobre serviços de telecom


A Anatel iniciou nesta segunda-feira (6) uma pesquisa nacional para conhecer a opinião dos consumidores a respeito dos serviços de TV por assinatura, telefonia fixa e telefonia móvel. Mais de 200 mil entrevistas serão realizadas por telefone pela empresa Meta, vencedora da licitação, no valor total de R$ 5,3 milhões.

O objetivo é avaliar as condições de prestação dos serviços e o grau de satisfação dos consumidores. Com base nesses dados, a Anatel terá mais subsídios para estabelecer índices de qualidade a serem atingidos pelas prestadoras e para o planejamento da fiscalização.

Além das mais de 200 mil entrevistas por telefone, serão feitas também 12 mil entrevistas presenciais relativas a telefones públicos (orelhões). Nas entrevistas, os consumidores atribuirão notas a itens relacionados aos serviços, tais como eficiência dos canais de atendimento das prestadoras, clareza das informações, qualidade das ligações e transmissões, frequência de interrupções e cobertura.

Na telefonia fixa serão feitas entrevistas com consumidores das operadoras CTBC, Embratel, GVT, Oi, Sercomtel e Telefônica. Na móvel, a amostra abrangerá Claro, CTBC, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo. No caso da TV por assinatura, serão pesquisados os assinantes das 103 principais prestadoras do serviço.

A pesquisa deverá estar concluída apenas no final deste ano. (Da redação)

Anterior Oi Futuro investe este ano R$ 40 mi do próprio caixa em projetos para o terceiro setor
Próximos Vendas online devem crescer menos em 2011, diz e-bit.