Anatel divulga variação do IST no trimestre


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou hoje o Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) dos três primeiros meses de 2008. Janeiro registrou variação de 0,26%. Em fevereiro, o índice subiu 0,41%, e março apresentou variação de 0,44%. O IST é o indexador dos contratos de concessão da telefonia fixa e da Exploração Industrial de …

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou hoje o Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) dos três primeiros meses de 2008. Janeiro registrou variação de 0,26%. Em fevereiro, o índice subiu 0,41%, e março apresentou variação de 0,44%. O IST é o indexador dos contratos de concessão da telefonia fixa e da Exploração Industrial de Linha Dedicada.

O IST é composto por uma combinação de outros índices existentes na economia com o objetivo de atualizar valores associados à prestação dos serviços de telecomunicações, especialmente tarifas da telefonia pública, refletindo as reais variações de despesas das prestadoras.

Entre os seus principais formadores estão o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com 49,4%, e o Índice de Preços por Atacado – Oferta Global/Máquinas e Equipamentos Industriais (IPA-OG/Máquinas), com 34,15%. A seleção dos índices que compõem o IST foi realizada em um trabalho conjunto entre a Anatel e a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por convênio firmado em 14 de outubro. (Da Redação, com assessoria da Anatel)

Anterior Serviço de Valor Agregado da telefonia móvel tem forte crescimento
Próximos Telemar compra no mercado ações preferenciais da BrT