Anatel destina espectro de 2,3 GHz para a 5G.

Faixa poderá estar disponível no leilão de 2019, se regulamentação for concluída a tempo.

O conselho diretor da Anatel aprovou hoje, 9, o lançamento de consulta pública por 30 dias para destinar mais frequência à telefonia móvel, preparando o serviço para a chegada a tecnologia de quinta geração, a 5G.

Em 2016 a agência já havia destinado a faixa de 2,3 – de 2.300 MHz a 2.400 MHz – também para o Serviço Móvel Pessoal (SMP) e, hoje, o conselho referendou esta decisão, com o lançamento da consulta para a ocupação dessa faixa.

Segundo o presidente da Anatel, Juarez Quadros, essa faixa também poderá ser incluída no leilão de espectro que a agência pretende realizar em 2019, se a regulamentação for concluída a tempo. Este espectro  está destinado ainda para os serviços de banda larga fixa (SCM) e de telefonia fixa (STF).

Avatar photo

Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
[email protected]

Artigos: 2158