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Anatel: banda larga fixa é o serviço mais mal avaliado pelo consumidor

Dois de cada três clientes de banda larga fixa ligaram para reclamar do serviço no último ano. Um número muito elevado, aponta a Anatel

A banda larga fixa apresentou o pior desempenho entre os quatro principais serviços de telecomunicações ofertados no Brasil, principalmente pelos indicadores “Capacidade de Resolução e  Funcionamento”. Essa é uma das conclusões  da quarta edição da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2018, divulgada hoje, 11, pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), com base em entrevista feita com 103.445 mil consumidores.

Apesar da melhoria generalizada nos diferentes serviços de telecom (celular, TV por assinatura, telefonia fixa e banda larga fixa e móvel)  no caso da banda larga fixa, dos 7 indicadores pesquisados, esse é o serviço que possui a menor nota em 6 deles, em comparação com os demais serviços.

“Diferentemente dos demais serviços, o indicador de funcionamento da banda larga fixa é que está entre os piores”, apontou o gerente de Interações Institucionais, Satisfação e Educação para o Consumo da Anatel, Fábio Koleski.

Reclamações

De acordo com a pesquisa,  2 em cada 3 entrevistados disseram que precisaram ligar para os telefones de atendimento das operadoras para reclamar de algum problema de funcionamento de sua banda larga fixa, a exemplo de redução de velocidade. Segundo Koleski, esse índice é elevado, se comparado, com telefonia fixa, o segundo mais mal avaliado, com o registro de 1 em cada 3 entrevistados que tiveram de ligar para a operadora em busca de soluções.

“Diferentemente dos demais serviços, é o indicador de funcionamento da banda larga fixa que está entre os piores”, apontou o gerente de Interações Institucionais, Satisfação e Educação para o Consumo da Anatel, Fábio Koleski.

Os dados da pesquisa sobre banda larga fixa coincidem com levamento da própria Anatel em que esse serviço está na dianteira das reclamações relativas a qualidade, funcionamento e reparo. As questões de cobrança são as mais problemáticas, detalhou o gerente.

 

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