Anatel aprova entrada de Telefónica na TI


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou hoje, 23 de outubro, o ingresso da Telefónica na Telecom Itália (TI), afirmou esta tarde o ministro das Comunicações Hélio Costa, que está na Suíça representando o Brasil na Conferência Mundial de Radiocomunicações. A Telefónica integra um consórcio com empresas italianas que inclui os bancos Mediobanca e Intesa …

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou hoje, 23 de outubro, o ingresso da Telefónica na Telecom Itália (TI), afirmou esta tarde o ministro das Comunicações Hélio Costa, que está na Suíça representando o Brasil na Conferência Mundial de Radiocomunicações. A Telefónica integra um consórcio com empresas italianas que inclui os bancos Mediobanca e Intesa Sanpaolo, a seguradora Assicurazioni Generali e a empresa Sintonia, que comprou da Pirelli em abril a Olímpia, holding que detém 18% da TI. A negociação foi aprovada com restrições, que não foram detalhadas pelo ministro.

O parecer da Anatel era amplamente aguardado pelo mercado, pois a aprovação da compra pelo órgão regulador brasileiro era condição necessária para o pagamento à Pirelli. Uma vez que tanto a TI quanto a Telefónica possuem empresas de telefonia celular no Brasil, TIM e Vivo respectivamente, há também questões de sobreposição de operações, o que não é permitido pela legislação brasileira.

O acordo cria uma nova empresa, a Telco, detém 23,6% da TI. A Telefónica pagou € 2,3 bilhões por 42,3% da Telco, e teria, consequentemente, participação de aproximadamente 7,6% na TI. (Da Redação)

Anterior FGV prefere unbundling à separação estrutural
Próximos Telefónica pode entrar na Telecom Italia, mas acordo de acionista terá que ser mudado.