Anatel aprova compra da Sygo Internet pela Unifique

Operação, já aprovada pelo Cade, permitiu o incremento da operadora catarinense no mercado gaúcho
Empresa catarinense adquiriu, recentemente, a Naja Net e a TKNet, do Rio Grande do Sul
Crédito: Daniel Zimmermann

O Conselho Diretor da Anatel concedeu a anuência prévia para a transferência de controle das empresas da Sygo Internet para Unifique. A operação consiste na venda, direta e indiretamente, a totalidade do capital social e votante da Sygo (Proserver e Camaquanet Serviços de Comunicação Multimídia) e, indiretamente, do capital social de todas as suas subsidiárias integrais, Smart6 Tecnologia em Internet e Soluções CC Informática.

Para prosseguimento da implementação societária, a agência exige a comprovação de regularidade fiscal das empresas em todos os níveis. Também determina o prazo de 18 meses para que o Grupo elimine a sobreposição das outorgas atualmente detidas pela Proserver Telecomunicações e Unifique para a prestação do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), perante a Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação (SOR).

A compra da Sygo pela Unifique foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em abril deste ano. Segundo o órgão antitruste, a integração vertical entre os serviços de internet banda larga e serviços de data center, não seria preocupante, uma vez que suas participações de mercado em ambos os segmentos são baixas. Assim, a operação não possui o condão de fechar os mercados desses dois serviços no Rio Grande do Sul, onde a Sygo atua.

O provedor atua em 65 cidades gaúchas desde 2007 e contava em abril com cerca de 80 mil assinantes, sendo a maioria (88%) atendida por fibra óptica. A malha de fibra ótica total possui aproximadamente 7,2 mil km. A rede backbone possuia 5 mil km e atravessava 120 municípios gaúchos. O ISP foi comprado por R$ 134,5 milhões.

A Anatel esclarece que anuência prévia valerá pelo prazo de 180 dias, contado a partir desta segunda-feira, 8, com a publicação do Ato que a formaliza no Diário Oficial da União, prorrogável, a pedido, uma única vez, por igual período, se mantidas as mesmas condições societárias.

Para a Unifique, a compra da Sygo representa um importante incremento na região geográfica de atuação no Rio Grande do Sul. A ampliação da rede backbone permitirá à companhia oferecer novas tecnologias e serviços, e atingir um número maior de cidades no estado com ganhos de escala relevantes na operação gaúcha.

Avatar photo

Lúcia Berbert

Lúcia Berbert, com mais de 30 anos de experiência no jornalismo, é repórter do TeleSíntese. Ama cachorros.

Artigos: 1588