Anatel apreende câmera que interferia em aeroporto


A Anatel divulgou nesta quarta-feira (4) a terceira apreensão de câmara sem fio usada para monitorar entrada de residência. Desta vez, o equipamento, não homologado pela agência, estava escondido dentro de uma lata de bebida. O motivo para apreensão: a câmera transmitia na faixa de uso exclusivo da aeronáutica, especificamente no serviço de radar secundário, responsável pela detecção de informações de voo transmitidas pelos transponders das aeronaves na frequência de 1090 MHz.

Os agentes de fiscalização, com permissão do órgão aeronáutico, usaram a própria antena da estação radar para visualizar o sinal interferente. Tratava-se de uma portadora modulada com sinal de vídeo, o que permitiu a identificação do local onde estava instalada.

Após uma varredura espectral na região, a câmera foi localizada a aproximadamente quatro quilômetros da antena do radar. A interrupção da câmera contou com a presença de oficiais da aeronáutica.

Os dois primeiros casos de interferência no Sistema de Vigilância do Espaço Aéreo de São Paulo por câmeras ocorreram nas estações de radar localizadas no aeroporto de Viracopos e na Av. Sapopemba, em São Paulo. (Da redação, com assessoria de imprensa)

Anterior Direito à conexão contratada não terá condicionantes
Próximos Ruckus certifica produtos Smart Wi-Fi