Anatel adia mais uma vez decisão sobre a faixa de 450 MHz


 

Foto: Projetado pelo Freepik
Foto: Projetado pelo Freepik

São cinco conselheiros e três votos divergentes. Com a responsabilidade de tentar encontrar uma proposta  que não amplie o impasse,  o conselheiro da Anatel  Emmanuel Campelo pediu vistas ao processo que julga o pedido das operadoras para poderem cumprir as obrigações de cobertura das áreas rurais com a tecnologia de satélite e não apenas com a rede terrestre, e a faixa de 450 MHz.

Os conselheiros Juarez Quadros e Otávio Rodrigues votaram pelo uso do satélite por um período de dois anos, quando depois as empresas teriam que atender as áreas rurais por rede terrestres. O conselheiro Leonardo de Morais apresentou o primeiro voto divergente, liberando o uso do satélite por tempo indeterminado, mas com abertura de Pado e rígidas regras de cobertura.

O conselheiros Aníbal Diniz apresentou hoje, 17, outro voto.Mantém a liberação do uso do satélite por tempo indeterminado, mas libera as operadoras a usarem qualquer frequência (mesmo a de 700 MHz) para atender as cidades que devem ser atendidas com redes terrestres e propõe a retomada da faixa de 450 MHz que não estiver sendo usada e novamente leiloada para os pequenos operadores.

 

Anterior TAC da TIM só será decidido no segundo semestre
Próximos Anatel soma 37 mil celulares piratas bloqueados em Brasília e Goiás

2 Comments

  1. Juliano
    18 de Maio de 2018

    É marcante perceber que esse espectro ainda continue sem uso no Brasil depois de 6 anos com as Operadoras e com tecnologia 4G disponível para ocupá-lo! Em outros países como na Noruega, essa faixa já está sendo usada em quase todo o país, atendendo cenários de IoT e de banda larga. Melhor seria deixar que os Pequenos Provedores explorem essa faixa ou permitir Serviços Limitados Privados.

  2. Luiz Alfredo
    21 de Maio de 2018

    O mais interessante nisso é que para retomar a frequência que era de uso da polícia foi mais fácil….e não tão estranho é entender como pode a Anatel aguardar tanto tempo pela frequência de 450mhz que daria maior cobertura do serviço móvel, seja ele em caráter rural ou não, e ficar enforcando as operadoras e e.presas de tv pela frequência de 700mhz…. No mais eu só quero saber quando essa novela vai acabar e eu enfim ter internet em casa??????