Apple supera o Google em valor de marca


A Amazon se tornou a marca global mais valiosa do mundo, conforme levantamento BrandZ, lançado semana passada pela WPP e Kantar. Após crescer mais de 50% em valor no último ano, a marca da gigante do varejo digital alcançou preço estimado de US$ 315,5 bilhões.

O relatório faz um levantamento das marcas de alcance mundial mais importantes, separadas por segmentos de atuação. A Amazon, embora opere na internet e no mercado de nuvem, foi enquadrada como empresa de vendas no varejo.

No segmento Tecnologia, a Apple superou o domínio de Google e passou a ter maior valor – por pouco. O valor da Apple cresceu 3%, atingindo US$ 309,5 bilhões. O Google ficou em segundo lugar, com um valor de marca de US$ 309 bilhões.

A Microsoft (3º, US$ 251,2 bilhões), tradicionalmente percebida como uma marca B2B, cresceu +25% em valor de marca, após o lançamento de uma nova gama de serviços para consumidores profissionais.

O Facebook (4º, US$ 159 bilhões) subiu uma colocação, mas declinou em valor em -2% em meio a preocupações com privacidade que afetaram a confiança do consumidor.

Embora as marcas chinesas não tenham sido afetadas pelas preocupações com a privacidade do consumidor, algumas foram afetadas pela intervenção do governo. A Tencent (5º, US$ 130,9 bilhões) caiu um lugar no ranking, com uma queda de 27% em valor de marca após restrições impostas à sua receita de jogos online.

Trilhão

O valor combinado das marcas de tecnologia corresponde a quase 40% do valor total do ranking BrandZ das 100 Marcas Globais Mais Valiosas, chegando à marca de mais de US $ 1,6 trilhão – quase o triplo do varejo, a segunda categoria mais valiosa.

Grande parte desse valor é derivado de marcas de tecnologia de consumo que somam mais de US $ 1 trilhão. Exemplos incluem o recém-chegados chineses Xiaomi (74º lugar, US$ 19,8 bilhões) e Meituan (78º, US$ 18,8 bilhões), uma plataforma de tecnologia de consumidor que oferece tudo, desde entrega de alimentos, reservas de quartos, passeios e aluguel bicicletas.

Top 20 Marcas Globais Mais Valiosas de Tecnologia BrandZ

Rank 2019 Marca País de Origem Valor da Marca 2019 ($M) Variação no valor Variação no ranking
1 Apple US 309,527 3% 1
2 Google US 309,000 2% -1
3 Microsoft US 251,244 25% 0
4 Facebook US 158,968 -2% 1
5 Tencent China 130,862 -27% -1
6 IBM US 86,005 -11% 0
7 SAP Germany 57,528 4% 0
8 Accenture US 39,184 16% 0
9 Intel US 31,880 13% 1
10 Samsung South Korea 30,369 -6% -1
11 Cisco US 28,861 35% 4
12 Instagram US 28,205 95% 8
13 Adobe US 27,930 57% 3
14 Salesforce US 26,917 58% 3
15 Huawei China 26,908 8% -2
16 Oracle US 26,488 3% -4
17 LinkedIn US 22,816 46% 1
18 Baidu China 20,879 -22% -7
19 Xiaomi China 19,805 N/A NEW
20 Dell Technologies US 18,486 N/A NEW

Anterior Milazzo: Como preparar hoje as lideranças que enfrentarão a Tempestade Digital?
Próximos Barulho em torno da 5G ainda tem reflexo incerto sobre marcas das operadoras