Alvarion testa WiMAX móvel em Campinas


A Alvarion, empresa israelense de banda larga sem fio, sediada em Curitiba (PR), realizou recentemente um teste com a tecnologia WiMAX móvel na PUC de Campinas, SP, utilizando a freqüência de 2,5 GHz, cedida pela Sunrise, operadora de TV por assinatura local. Com isso, o Laboratório de Pesquisa do Ceatec (Centro de Ciências Exatas, Ambientais …

A Alvarion, empresa israelense de banda larga sem fio, sediada em Curitiba (PR), realizou recentemente um teste com a tecnologia WiMAX móvel na PUC de Campinas, SP, utilizando a freqüência de 2,5 GHz, cedida pela Sunrise, operadora de TV por assinatura local. Com isso, o Laboratório de Pesquisa do Ceatec (Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias), na PUC-Campinas, é a única instituição brasileira a ter uma antena que possibilita a transmissão conjunta de imagem, voz e dados para testes em alta velocidade por meio de aparelhos sem fio e em funcionamento, pois trabalha em regime acadêmico com a regulamentação da Anatel.

Com esse teste, a Alvarion lança sua tecnologia WiMAX móvel, compatível com o padrão 802.16e, baseada na linha BreezeMAX, que suporta serviços fixos, nomádicos e portáveis e é projetada para atender diversas freqüências nas faixas licenciadas e não-licenciadas. O equipamento instalado pela Alvarion na PUC é o sistema ponto multiponto BreezeMax 2500 TDD, baseado na tecnologia OFDMA (Ortoghonal Frequency Division Multiplexing Access), que permite acesso à Internet em banda larga para cerca de 500 usuários por setor. Com visada direta, o equipamento alcança entre 30 a 50 km de cobertura, com canais de 5MHz e, sem linha de visada, até 4 km.

Nas dependências da Universidade foram instaladas duas estações radiobases, com dois setores, sendo um deles com diversidade para aplicações portáveis e nomádicas e o outro sem diversidade para aplicações com ou sem linha de visada. A Alvarion forneceu, ainda, 5 CPEs (Costumer Product Equipment) outdoors e realizou testes em 400 pontos definidos pela PUC com CPEs nomádicas self install portáveis. (Fonte: assessoria de imprensa, Alvarion)
 

 

Anterior HP entra no mercado de comunicações unificadas
Próximos BT desenvolverá serviços globais de rede para ArcelorMittal