Altice anuncia separação das operações dos EUA e da Europa


As ações da Altice NV subiram 10% nesta terça-feira, 9, depois que o grupo global de telecomunicações e cabo, que passa por dificuldades, revelou uma ampla reestruturação organizacional para afastar as preocupações que fizeram suas ações caírem nos últimos meses. A reestruturação resultará na participação de 67,2% da Altice NV na Altice USA, um dos maiores provedores de banda larga dos EUA.

O conselho da Altice USA aprovou, em princípio, um dividendo em dinheiro de US $ 1,5 bilhão a pagar a todos os acionistas, provavelmente no segundo trimestre. O conselho também autorizou um programa de recompra de ações de US$ 2 bilhões na sequência da separação.

Patrick Drahi, seu fundador, possui cerca de 52,2 por cento da Altice e continuará a ser o maior acionista em ambos os negócios. Ele também permanecerá no controle de ambas as empresas, atuando como presidente da Altice USA e presidente da Altice NV, e será renomeado para a Altice Europe. Drahi será o maior beneficiário do dividendo em dinheiro e recompra de ações.

Dexter Goei, o antigo banqueiro Morgan Stanley que atuou como diretor executivo da Altice NV e de sua subsidiária americana, liderará a Altice EUA apenas. Dennis Okhuijsen, diretor financeiro da empresa-mãe que executou suas operações europeias, se tornará o presidente-executivo da nova Altice Europe, que será reorganizada em três unidades: Altice France, Altice International e uma subsidiária recém formada, Altice Pay TV.

Goei reconheceu que a estrutura atual da empresa não estava funcionando:”Eu tenho tantos chapéus diferentes nesse momento, que não tenho certeza de onde eu vivo”, falou aos jornalistas. “A separação permitirá que a Altice Europe e a Altice USA se concentrem nas suas respectivas operações e executem contra suas estratégias, ofereçam valor aos acionistas e realizem todo seu potencial”, disse Drahi.

A separação das participações de Drahi acontece seis meses após a Altice ter tentado comprar por US $ 185 bilhões a Charter Communications, a segunda maior companhia de cabo dos EUA. A Altice comprometeu-se a desalavancar seus negócios europeus e a vender ativos não essenciais como os da Suiça, adquiridos pela Infra Via Capital Partners no ano passado por US$ 217 milhões, e os da República Dominicana, para os quais estaria em busca de um interessado. (Com noticiário internacional)

Anterior Telecom Italia será fatiada, diz ministro italiano
Próximos Qualcomm lança chipset para alto-falantes inteligentes