Alta excessiva da demanda por dados pressionará redes móveis em 2012, diz estudo.


 

Os problemas de capacidade existentes nas operadoras móveis em todo o mundo devem piorar em 2012, com o aumento do consumo excessivo de dados. O alerta é da pesquisa “Tendências Recentes de Smartphone & Usuário Intensivo de Dados”, divulgada pela Arieso, líder mundial em soluções de software de gerenciamento de redes centrado no cliente.

Na comparação com um estudo semelhante realizado em 2010, a nova análise da Arieso revela que os chamados usuários ‘extremos’ estão se tornando ainda mais intensos: agora, 1% dos assinantes consome a metade de todos os dados transferidos. O estudo observou que os usuários do iPhone 4S têm uma demanda de dados três vezes maior do que os do iPhone 3G e duas vezes maior do que os usuários do iPhone 4, que foram identificados como os de maior demanda em 2010.

“A introdução de dispositivos cada vez mais sofisticados, bem como a demanda crescente do consumidor, vem criando enorme pressão sobre as redes móveis. A crise de capacidade é uma ameaça bastante real para as operadoras móveis e deve ficar ainda mais difícil em 2012”, comenta Michael Flanagan, CTO da Arieso e autor do estudo. “O segmento móvel precisa de novos investimentos e novas abordagens para aumentar o desempenho da rede e gerenciar melhor a experiência do cliente.”

Flanagan insiste que sem a preparação adequada das redes para suportar a nova geração de dispositivos inteligentes, as operadoras correm o risco de ter despesas operacionais deslocadas e de oferecer qualidade de serviço inferior aos clientes. “É fundamental que as operadoras redobrem seus esforços, a fim de reduzir o impacto desse aperto inevitável”, sustenta.(Da redação)

Anterior Smpartphones devem aumentar lucro da Samsung em mais de 70%
Próximos LG lança aparelho com Google TV embutido no CES 2012