Alibaba dá fôlego a concorrente do Android


A gigante chinesa de e-commerce Alibaba, que ano passado realizou o maior IPO da história do mercado financeiro nos Estados Unidos, vai investir US$ 590 milhões na fabricante de smartphones Meizu, que desenvolve aparelho com o sistema operacional próprio Aliyun OS, derivado do Android.

Em nota à imprensa, o CEO do Alibaba, Jian Wang, afirma que o investimento é um passo estratégico para a empresa no mercado móvel e deve aumentar a variedade de experiência dos consumidores com os celulares. Atualmente, o Android, sistema desenvolvido pelo Google, domina o mercado de sistemas operacionais para dispositivos móveis, com cerca de 82% de penetração. Em segundo lugar vem o iOS, da Apple, com pouco mais de 12%, segundo dados da consultoria IDC.

UbuntuOutro concorrente para o Android deve finalmente chegar ao mercado. O primeiro Ubuntu phone, celular a trazer o sistema operacional móvel Ubuntu, deve ser lançado “nas próximas semanas”, segundo a Canonical, grupo sul-africano que desenvolve a plataforma livre. O dispositivo será fabricado pela empresa local BQ.

O modelo, batizado de Aquaris E4.5 Ubuntu Edition estará disponível em toda a União Europeia, e custará 170 euros. Terá tela de 4,5 polegadas, dual SIM, 8 GB de armazenamento e câmeras de 5 MP (frontal) e 8 MP (traseira). O processador será o Mediatek A7, de quatro núcleos de 1,3 GHz, e virá com 1 GB de memória. As operadoras Portugal Telecom, 3 Suécia e Amena (Espanha) lançarão pacotes para venda do celular com planos de dados e voz.

Anterior Teixeira assume a ABDI
Próximos Brasil já e o terceiro mercado do LinkedIn no mundo