Algar Telecom vai levar 4G em 700 MHz sem o swith off da TV


A operadora irá instalar a tecnologia LTE na faixa de 700 MHz na cidade de Ituiutaba, MG. A novidade dessa medida é que nessa cidade não haverá o desligamento da TV analógica e já tem TV digital. Então as três tecnologias irão ocupar o mesmo espectro.

ondas frequencia wikimedia
O Gired (grupo que decide sobre a transição da TV digital) se reuniu essa semana a tomou duas decisões importantes, segundo sua assessoria. Liberou a cidade de Ituiutaba, em Minas Gerais, para receber o serviço de 4G LTE, sem que tenha sido feito o desligamento dos sinais da TV analógica.

O pedido para antecipar a liberação dessa cidade para receber a 4G na faixa de 700 MHz sem que ela estivesse no cronograma de desligamento da TV digital, foi feito pela Algar Telecom, que quer se posicionar com mais velocidade em seus mercados prioritários.

Essa será a primeira cidade onde os sinais de TV analógicos e digitais conviverão com a tecnologia LTE, todos na mesma faixa de frequência.

Para evitar qualquer risco de interferência de um serviço no outro, o Gired condicionou a liberação dessa faixa à uma campanha prévia sobre interferências, e de que forma elas poderão ser evitadas (ou mitigadas).

Essa campanha de esclarecimento deve ser feita pela EAD –  Seja Digital – empresa que representa as operadoras de celular na execução dessa transição.

E ela já começou hoje, na cidade de Rio Verde, Goiás, a primeira que teve os sinais de TV analógicos desligados. A campanha avisa que se algum telespectador estiver sofrendo alguma interferência nos sinais de sua TV, deverá ligar para a empresa que ela irá fornecer um filtro, para ser colocado entre a antena e o aparelho de e acabar assim com o problema no sinal.

A campanha em Rio Verde será feita por dois meses.

 

Anterior Anatel fará audiência para discutir faixa exclusiva para satélite
Próximos Oi tem novo acionista com posição relevante