Algar Telecom atualiza rede óptica em São Paulo com plataforma da Nokia


A Algar Telecom está investindo em redes XGS-PON para atender clientes no B2B. A tecnologia é considerada uma evolução sobre as soluções GPON, sendo capaz de chegar a 10 Gbps de velocidade simétrica de conexão. A responsável pela atualização dos equipamentos é a Nokia, que implantou sua própria plataforma XGS-PON no núcleo da rede da operadora em São Paulo.

Segundo as empresas, esta é a primeira ativação de XGS-PON na América do Sul feita por uma operadora para fins comerciais. Elas não dizem, no entanto, quantos acessos serão ativados ou se todos os atuais clientes de FTTx da Algar na capital paulista serão automaticamente migrados.

“O XGS-PON é o caminho de evolução mais econômico para o NG-PON: ele usa óptica não sintonizável, pode coexistir com tecnologias PON existentes, preservando o investimento em fibra, permite a evolução do pay-as-you-grow para o TWDM-PON e o futuro 25G PON”, explica Wilson Cardoso, CSO da Nokia.

“Com a nova plataforma, ampliamos nossa parceria de GPON com a Algar. O alicerce que nossa tecnologia proporciona tem alcance nacional, de modo que a operadora está pronta para os próximos passos da expansão de seu portfólio B2B, de seu crescimento respaldado por uma tecnologia acessível e preparada para o futuro”, diz Andréa Varela, diretora de vendas da Nokia.

A fabricante estima que a XGS-PON será a tecnologia dominante nas redes ópticas dentro de 5 anos.

Anterior Presidente da Anatel diz que tem muita falácia sobre o PLC 79
Próximos Oi testa uso do espectro de 450 MHz em fazenda no MT