Algar aumenta receitas com serviços de telecom


O grupo Algar encerrou o segundo trimestre de 2010 com lucro consolidado, antes das participações, de R$ 26,6 milhões, frente a R$ 11,3 milhões no 2T09. A receita líquida consolidada da Algar Telecom atingiu R$ 361,9 milhões, 4,4% superior à do 2T09, quando a receita foi de R$ 346,5 milhões. O Ebitda do segmento de Telecom atingiu R$ 90,6 milhões no 2T10, ante R$ 81,3 milhões no 2T09, com a margem de 32,0%, ante 30,0% em igual trimestre do ano anterior. As melhorias no Ebitda e na margem são decorrentes não apenas da maior receita com os serviços de telecom mas também do foco na otimização de custos e despesas por parte da companhia, conforme informou a empresa, em comunicado divulgado hoje.

O Ebitda consolidado da Algar Telecom totalizou R$ 102,6 milhões, ante R$ 93,0 milhões no 2T09, um aumento de 10,3% em virtude tanto da maior receita da companhia quanto da otimização dos custos e despesas. A margem Ebitda consolidada foi de 28,4% no 2T10 e 26,8% no 2T09. O resultado consolidado inclui os segmentos de BPO/TI e consultoria e a unidade de negócios complementares.

Os investimentos da companhia no 2T10 somaram R$ 42,3 milhões, ante R$ 27,0 milhões no 2T09. Dentre os investimentos destacam-se: manutenção de operação (47%), programa ivocê (10%) e o segmento Banda Larga (9%).

Clientes

A Algar Telecom tinha 1,7milhão de clientes ao final do segundo trimestre no segmento de telecom, sendo 742 mil no serviço de telefonia fixa (aumento de 10,8% na relação anual); 254 mil clientes de banda larga (crescimento de 14,3% em relação ao 2T09 em razão do crescimento da banda larga móvel, cujo número de clientes passou de 18 mil para 39 mil no 2T10); e 529 mil na telefonia celular, aumento de 13,2%. No segmento pós-pago – foco estratégico da companhia, o número de clientes passou de 142 mil ao final do 2T09 para 175 mil ao final do 2T10, um crescimento de 23,1%. No segmento pré-pago, o crescimento foi de 8,8%, totalizando 354 mil no 2T10, ante 325 mil no 2T09. Ao final do 2T10, a Algar Telecom apresentava 33% de seus clientes alocados em planos pós-pagos e o maior ARPU – R$ 42,3 – dentre as operadoras do país.

No segmento de comunicação multimídia, que oferta serviços de redes multimídia a pequenas e médias empresas e provedor de internet residencial, a base de clientes no  2T10 era de 119 mil, ante 117 mil no 2T09. Já o serviço de TV por assinatura encerrou o 2T10 com 33,2 mil clientes, ante 32,1 mil no 2T09. (Da redação)

Anterior Telebrás pode usar frequência da União. Mas acesso a internet tem que ser gratuito.
Próximos Fornecedores de rede na vanguarda da segurança cibernética