Alerta de desastres naturais começa por Paraná e Santa Catarina


shutterstock/Ditty
shutterstock/Ditty

Os moradores dos estados do Paraná e de Santa Catarina já podem cadastrar suas linhas móveis para receber mensagens de alerta de desastres naturais enviadas por SMS a partir desta segunda feira, 16. E dentro de um mês, o serviço vai começar a ser oferecido em São Paulo, segundo informa a Anatel.

As mensagens são enviadas pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pela Defesa Civil dos estados e municípios. Está sendo enviada para os celulares de Santa Catarina e Paraná a seguinte mensagem: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”.

Ao fim do cadastro, o usuário é informado que o celular está apto a receber alertas de inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamentos de terra, entre outros, e também recebe recomendações da Defesa Civil. Se o usuário desejar, é possível cancelar o serviço por mensagem de celular.

Depois de um período de testes, o grupo, coordenado pela Anatel, definiu a expansão do serviço para todo o país. O primeiro piloto foi realizado em 20 municípios de Santa Catarina, a partir de fevereiro deste ano.A partir de junho, mais cinco cidades do Paraná passaram a contar com o sistema. Participam do grupo, ao lado da Anatel, representantes do Cenad.

Cronograma

O cronograma de implantação do serviço de alerta de desastres naturais será o seguinte:

– 16 de novembro de 2017: São Paulo;

– 18 de dezembro de 2017: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo;

– 15 de janeiro de 2018: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás;

– 19 de fevereiro de 2018: Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins;

– 19 de março de 2018: BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AP, AC, AM, RO e RR. (Assessoria de Imprensa)

Anterior Adiado o leilão do satélite da Telebras
Próximos Ericsson e Cisco vão expandir rede IP da Oi