Alcatel-Lucent supera barreira em transporte óptico


A Alcatel-Lucent anunciou hoje mais uma inovação em interconexão de rede, com a primeira solução comercialmente disponível que suporta 100 gigabits por segundo (100G) em um comprimento de ondas, por meio do uso de tecnologia chamada de Next-Generation Coherent. De acordo com a empresa, a tecnologia foi projetada para atender as crescentes demandas de banda …

A Alcatel-Lucent anunciou hoje mais uma inovação em interconexão de rede, com a primeira solução comercialmente disponível que suporta 100 gigabits por segundo (100G) em um comprimento de ondas, por meio do uso de tecnologia chamada de Next-Generation Coherent. De acordo com a empresa, a tecnologia foi projetada para atender as crescentes demandas de banda larga impulsionadas pelo compartilhamento de vídeos, aplicativos web, arquivos e filmes de alta definição. Com capacidade de transmissão a taxas de 100G em cada comprimento de ondas, suporta por exemplo, a transferência de até 100.000 arquivos MP3 em 60 segundos, ou mais de 15.000 canais HDTV de transmissão ao vivo simultaneamente.

Segundo a empresa, a tecnologia coerente de próxima geração também oferece maior integração e alcance de transmissão com menos complexidade de rede, custos operacionais e consumo de energia. Além disso, também permite compatibilidade sem precedentes entre 100G e infraestruturas de transporte de menor velocidade (como 10G e 40G). “Todos esses recursos tornam a solução da Alcatel-Lucent única na indústria, ideal para operadoras que desejam proteger seus investimentos, escalando o backbone e as redes de 10G a 40G e a 100G sem diminuir o desempenho, além de ser uma plataforma economicamente viável para novas implantações de interconexão de rede óptica”, diz a empresa em comunicado.

Atualmente disponível no 1830 Photonic Service Switch (PSS), esta tecnologia também está sendo implantada em toda a multiplexação de divisão de comprimento de ondas densas das plataformas Alcatel-Lucent (DWDM). O 1830 PSS com capacidade de 100G da Alcatel-Lucent foi selecionado pela Softbank Telecom para atualizar sua rede backbone, e está sendo demonstrado na feira Interop Tokyo 2010. (Da redação, com assessoria de imprensa)

Anterior Padrão nipo-brasileiro de TV digital será apresentado em outros países da África
Próximos Governo e indústria se unem para viabilizar conversores digitais