Alcatel-Lucent cria rede óptica com capacidade na casa do petabyte


fibra óptica ztt solverdeA Alcatel-Lucent (ALU) desenvolveu uma rede óptica com capacidade de transporte de ao menos 1 petabyte por segundo. A medida equivale a mil terabytes por segundo. Para se ter uma referência, as redes mais robustas atualmente transportam até 20 terabytes por segundo.

De acordo com a companhia, o marco foi alcançado usando  técnica MIMO-SDM, no Bell Labs – a divisão de pesquisa da ALU. O teste em laboratório usou seis transmissores e seis receptores com processamento de sinais digitais em tempo real, transmitindo dados por uma rede de fibra óptica de 60 quilômetros de extensão.

A ALU afirma que com a capacidade de transporte na casa do petabyte por segundo seria suficiente para transmitir a dois terços da população dos EUA vídeos em HD, simultaneamente, por uma única fibra. O sucesso do experimento antecipa como devem funcionar as redes o futuro, do 5G em diante e com elevado número de objetos conectados graça à internet das coisas (IoT). (Com assessoria de imprensa)

Anterior Anatel publica condições para fusão da Telefônica e GVT
Próximos Telecom Italia analisa proposta da Vivendi até próxima semana